domingo, 21 de setembro de 2008

A CRISE NO RODA VIVA DE AMANHÃ..IMPERDÍVEL...

O convidado do programa Roda Viva desta semana é o economista Ilan Goldgajn, que já foi diretor de política econômica do Banco Central do Brasil e que atualmente é professor e pesquisador da Universidade Católica do Rio de Janeiro e um dos economistas que mais se dedicam ao estudo e pesquisa nas áreas de macroeconomia e finanças internacionais. Ilan Goldgajn vai falar sobre um assunto que está tirando o sono de muita gente e criando perspectivas, nada positivas, em nível mundial. A crise econômica dos EUA e sua repercussão no mundo.



A atual crise da economia mundial começou há algum tempo. Os receios de recessão nos Estados Unidos aumentaram depois dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 e os americanos passaram a gastar menos. Temendo uma crise econômica, o governo incentivou oconsumo da população, com juros reduzidos e crédito fácil. Muitos americanos refinanciaram a casa própria enquanto outros foram estimulados a trocar de imóvel ou comprar a primeira casa.
As hipotecas e os empréstimos foram negociados no mercado financeiro através de agências imobiliárias e bancos de investimentos. E chegaram às bolsas de valores atraindo também investidores estrangeiros.
Entre 2003 e 2006, com a elevação das taxas de juros nos Estados Unidos, muita gente não conseguiu mais pagar a prestação da casa própria. Com o aumento da inadimplência, o mercado inverteu. As hipotecas perderam valor, levando bancos e investidores a umasucessão de prejuízos. A economia globalizada fez com que a crise das hipotecas americanas atingisse outros setores e repercutisse nas bolsas de valores de todo o mundo.


Participam como convidados entrevistadores:
Antônio Corrêa de Lacerda, economista, professor do Departamento de Economia da PUC de São Paulo e doutor em economia pela Unicamp; Leandro Modé, editor-assistente do caderno de economia do jornal O Estado de S.Paulo; Giuliano Guandalini, editor de economia da revistaVeja; José Paulo Kuppfer, chefe de redação do departamento de jornalismo da TV Gazeta, comentarista do Jornal da Gazeta e autor de um blog de economia no Portal IG.
Apresentação: Lillian Witte Fibe
O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.

Nenhum comentário: