segunda-feira, 3 de agosto de 2009

VAMOS NESSA?

O Movimento Elefantes me empolgou. Amei essa idéia! Os grupos de choro bem que podiam pensar em realizar algum movimento semelhante, não é? E os grupos de Blues.


A música erudita também cabe num movimento desses. Claro que sim. Várias árias de ópera são associadas ao esporte. Quer um exemplo? “Nessun dorma”, uma ária da Turandot, é exaustivamente usada como fundo musical em cenas de futebol dos programas de TV. Assim como vários chorinhos: Noites Cariocas, Brasileirinho, Odeon, e por aí vai. As pessoas assistem aos programas, escutam as músicas, mas muitas não têm noção de que estão ouvindo a ária de uma grande ópera ou um maravilhoso choro de Pixinguinha, Waldir Azevedo, ou Jacob do Bandolim. Até mesmo Bach e Mozart fazem parte da trilha sonora de grandes momentos desportivos nas telinhas. E os choros também estão presentes nas novelas globais. Odeon, Flor Amorosa, Carinhoso, e tantos outros. Pois é.




Vamos iniciar uma campanha pela cultura musical? Vamos divulgar o jazz, o choro, o blues, a música erudita! Vamos acabar com o preconceito, com a falsa afirmação e a falsa crença de que esses gêneros musicais pertencem à elite! Todos têm direito à educação e à cultura! E, afinal de contas, o choro nasceu no Rio de Janeiro, em 1870, pelas mãos da classe média baixa carioca. Os chorões tocavam em cortiços das camadas populares, batizados, aniversários e casamentos. E foi assim que chegaram aos salões da elite da Corte de D. Pedro II. Mas o choro era, foi, e sempre será popular, viu? Vamos espalhar esse movimento pelo Brasil? Que tal começar por Resende? rsrs....Se você gostou da ideia, envie email para nicepinheiro2004@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: