terça-feira, 11 de agosto de 2009

CLUBE FOTO RIO: VOCÊ CONHECE?

A idéia surgiu de uma conversa entre quatro fotógrafos, há quatro anos. Um clube criado para difundir a arte fotográfica, promovendo a valorização da cultura e do patrimônio artístico, histórico e cultural brasileiro. Deu certo. E muito certo. Hoje, o clube Foto Rio tem uma equipe de 12 pessoas, sendo que cinco cuidam do site (www.clubefotorio.com).



Com cerca de 2.500 pessoas cadastradas no fórum, o clube promove vários encontros e passeios dentro e fora do Rio de Janeiro. Em cada passeio, cerca de 30 a 40 pessoas participam. E nenhum detalhe, paisagem ou curiosidade escapa às lentes desses profissionais, amadores e amantes da fotografia. Além disso, eles participam do Mercado Cultural da Praça XV todo segundo sábado do mês, expondo seus trabalhos. Os trabalhos em exposição podem ser adquiridos ali mesmo. E os que não estão expostos também. Cada fotógrafo tem uma pasta com várias fotos. É o Varal Fotográfico.




Foto do site
Primeiro Varal Cultural




Neste sábado, dia 8, eles comemoraram um ano de Varal. Rudy Trindade me convidou para conhecer o pessoal do Clube Foto Rio, ver os trabalhos e participar da comemoração. E eu aceitei, é claro. E “assuntei”...rsrs. Afinal, um evento tão interessante como esse não poderia deixar de ser registrado aqui, não é? Pois é. E adorei! Essa idéia do Varal Fotográfico é genial!



No Varal comemorativo, trabalhos de 18 fotógrafos. Cada um escolheu duas fotos para a exposição. São fotografias belíssimas, verdadeiras obras de arte. Sim, é exatamente isso! A sensibilidade e a experiência desses profissionais e amadores permitem captar e registrar imagens que se transformam em verdadeiras obras de arte! Fotos que decoram ambientes, que emocionam, que “falam” e revelam o que nossos olhos leigos não são capazes de perceber. Um espetáculo!



Participaram do Varal Comemorativo deste sábado: Vivian Faingold, Rudy Trindade, Rafa Pereira, J. C. Couto, Sergio Monteiro, Ementa, Gláucio Burte, Lanis, Heloísa Santana, Madeu Bocatios, Hilton Filho, Ivan Cezar, Claudia Teles (sim, a cantora), Mauricio Basilio, João Barroca, Marcos Sêmola, Lorando Labbe, Ramom Campos e Amanda Cavalcanti.




Foto: Rafa Pereira

E na comemoração de um ano de Varal Cultural.

A turma da fotografia é tudo de bom! E o que se vê de pessoas circulando com suas máquinas em punho, registrando tudo e todos por ali, é fantástico! De máquinas pequeninas às profissionais. E eles trocam idéias, orientam quem está começando na arte da fotografia ou quem apenas curte a fotografia como hobby, revelam alguns segredinhos profissionais..rs. Dá vontade de sair fotografando tudo pela frente!!!



Valeu Rudy! E parabéns a todos do Clube Foto Rio! Foi uma linda e proveitosa manhã de sábado. Se você estiver na Cidade Maravilhosa no segundo sábado de um mês qualquer, vá ao Mercado Cultural da Praça XV, na rua ao lado do prédio da Bolsa de Valores (Rua do Mercado). Tenho certeza que você vai gostar...

16 comentários:

Leonardo de Cristo Vieira disse...

Nice,
parabéns pela cobertura!!! Faço parte dessa Familia chamada Clube Foto Rio. Particiipo de todos os eventos que posso e aprendi muito com os mais esperinete do Clube incusive o Amigo Rudy Trindade, uma figuraça. Fiz muitas amizades que hoje considero como meus melhores amigos!!!! Voce conseguiu retratar bem o sentimento da galera que participa desse tipo de evento. Já está convidada aos próximos!!!!

Rudy Trindade disse...

valeu a visita e o texto no seu blog.
apareça sempre que puder.
abraços

Madeo Bocatios disse...

Olá, Nice. Sou um usuário do Clube FotoRio - já que, verdadeiramente, aquilo vicia - e venho, em meu nome e de todos os demais, agradecer à sua presença no nosso Varal comemorativo, e tb o seu carinho e as palavras deixadas por aqui, prá posteridade.

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada Leonardo, irei sempre que puder, pode ter certeza disso! O Rudy é mesmo figuraça...rs. Gostei muito de todos que tive oportunidade de conhecer no evento. Obrigada pela visita e pela participação!
abs
Nice Pinheiro

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada Rudy. Vou procurar ir ao RJ sempre no 2º sábado do mês. Adorei!
abs
Nice Pinheiro

NICE PINHEIRO disse...

Olá Madeo, o Varal é tudo! Não poderia deixar de registrar o evento. Uma iniciativa dessa deve ser divulgada para que todos tenham conhecimento e possam visitar e conferir o trabalho de vocês.Achei mesmo fantástico! Obrigada pela visita e pela participação.
abs
Nice Pinheiro

Sergio Monteiro disse...

Nice, muito obrigado pela presença no nosso varal, que agora passa a ser seu também. aliás, o o clube fotorio passa a ser parte de qualquer pessoa que queira se juntar a nos. esperamos vc no proximo!!!

by Isabella Palmie disse...

Que texto fiel... Fiel a tudo o que acontece no Fotorio...

Parabéns pela sensibilidade.. pelas belas palavras.

Apareça nos próximos varais, será um prazer tê-la conosco!

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada pelo carinho Sergio. Vocês são muito gentis. Obrigada pela visita e pela participação.
abs
Nice Pinheiro

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada Isabella. Sempre que estiver na cidade maravilhosa no segundo sábado de um mês, estarei lá. Vamos nos encontrar muitas vezes, com certeza. Obrigada pela visita e pela participação.
abs
Nice Pinheiro

Claudia Telles disse...

Nice, que bom que o Rudy te levou! Vc tem a cara do FotoRio pela tua alegria e sua irmã também!

Seja sempre bem vinda aos encontros, a fotografia é a forma do que as palavras não dizem, mas os olhos vêem, prima irmã de um belo texto ou de uma linda canção!

Prazer te conhecer.
Beijos e obrigada.

NICE PINHEIRO disse...

Obrigada Claudia. Vocês são muito carinhosos. Sempre que estiver no RJ aparecei por lá. Foi muito bom conhecer todos vocês.
bjs
Nice Pinheiro

mauricio bazilio disse...

que lindo ! depois de tanto tempo de criação do Clube FotoRio ele continua crescendo e fazendo amigos. Quem ganha é a comunidade fotográfica.
Em frente Clube FotoRio !!!

NICE PINHEIRO disse...

Pois é Mauricio. A qualidade dos trabalhos e a simpatia, o carinho e a determinação dos profissionais e amadores que fazem parte do clube contribuem, e são fundamentais, para o sucesso do evento e da instituição.Que assim permaneça! Obrigada pela participação.
abs
Nice Pinheiro

Lula disse...

Valeu Nice! Sou fã do trabalho do Madeo Bocatios, e se ele participa de um clube de fotógrafos elogiados por você, em tão importante blog, é porque estou certo em minha análise.

Beijão.

NICE PINHEIRO disse...

E não é que você está certo mesmo Lula? rs...Obrigada pelo comentário e pela participação.
bjs
Nice Pinheiro