segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CIÊNCIA ÀS SEIS E MEIA...

O Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras mensal promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/RJ) em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e com apoio da FINEP. Dirigido a todos que apreciam as ciências e têm interesse em conhecer as questões e os avanços científicos atuais, e também aos curiosos sobre o mundo em que vivemos, o evento tem palestras ministradas em linguagem acessível a todos e a entrada é franca.




O tema da palestra de quarta-feira, dia 05 de agosto,é “O Livro Egípcio dos Mortos: Livro para sair à luz do dia”, e seráministrada pelo Prof. Dr. Antonio Brancaglion Jr., do Museu Nacional, que falará sobre o mais célebre texto funerário do Egito Antigo, cuja finalidade principal era assegurar ao morto a inteira liberdade de movimento fora da tumba e sua existência póstuma.



O "Livro dos Mortos" fez parte de um momento decisivo na história da literatura funerária egípcia, permanecendo como texto de referência até o Período Romano. Um dos grandes temas abordados é de como a alma deve proceder durante o julgamento no Tribunal deOsíris, onde o morto é confrontado com as faltas cometidas durante a sua vida. Interessante, não é?



Ciência às Seis e Meia
Livro Egípcio dos Mortos: Livro para sair à luz do dia.
Prof. Dr. Antonio Brancaglion Junior

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF
Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros
R. Xavier Sigaud, 150
Botafogo - RJ
Quarta-feira, dia 5 de agosto
18h30
Entrada Franca




Transmissão em tempo real
mms://itv.cbpf.br/cienciaseisemeia

Nenhum comentário: