segunda-feira, 17 de agosto de 2009

DOAÇÃO DE SANGUE URGENTE

Neste momento, várias pessoas estão precisando de doação de sangue. E é inegável que nesta época do ano as doações aos Hemonúcleos diminuem consideravelmente.



Um dos casos urgentes: o Sr. Anselmo Santarelli está internado para cirurgia no Hospital do Geral do Andaraí e necessita urgente de doadores de sangue de qualquer tipo. Se você é doador de sangue, reside no Rio de Janeiro, não comeu comida gordurosa na véspera, tem mais de 18 anos e está saudável, doe seu sangue. E salve vidas. Eu sou doadora de sangue, mas moro em Resende.




O número de doações vem caindo no Instituto Hemorio, queabastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro. Entre as unidades abastecidas pelo Homeorio, estão as grandesemergências, maternidades e unidades de terapia intensiva (UTIs).












O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 (ao lado do Campo de Santana), no Centro, e funciona todos os dias das 7 às 18 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.



No Rio de Janeiro ainda existem mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados pelo Hemorio, como o dos hospitais Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; da Posse, em Nova Iguaçú; Geral de Bonsucesso; Clementino Fraga Filho (Fundão), na Ilha do Governador e Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.




Em Niterói: Hospital Antonio Pedro, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30.




Os doadores devem informar o nome do paciente que aguarda as doações de sangue para cirurgia. Se você tem disponibilidade, doe seu sangue em um desses locais e não esqueça de informar que é para o Sr. Anselmo Santarelli, que está internado no Hospital do Andaraí. Proceda desta forma sempre que doar seu sangue para alguém que está internado em algum hospital público e dependendo da doação para ser operado, ok?











Para ser um doador de sangue o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e a de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas.




Você pode doar seu sangue a qualquer momento, em qualquer um dos locais acima ou que forem informados pelo Disque Sangue. Desta forma, você contribui para salvar vidas e manter o estoque de sangue do Instituto Hemorio abastecido. Amanhã, pode ser você a precisar. Ou seu filho, seu pai, sua mãe....Pense nisso. E doe sangue sempre que puder.

2 comentários:

santarelli disse...

Olá Nice!
Muito grata por vc postar em seu blog notícia esclarecedora da nescessidade de aumentar doadores de sangue para as redes - Hemocentros - pq. existe muita ignorância, no sentido da falta de informação. Atualmente, com os Hemocentros modernos, fica mais seguro e rápido do que há alguns anos atrás.
Sds. Fraternas!
Deise Santarelli Marinho
Niterói, RJ

NICE PINHEIRO disse...

Olá Deise, tudo bem? De vez em quando posto sobe o assunto. Acredito que isso reforça a lembrança das pessoas quanto à importância e a necessidade da doação de sangue. Se dá algum resultado, eu não sei, mas procuro fazer a minha parte. Sempre. Espero que algumas pessoas, ao lerem o post, doem sangue e comentem com amigos e parentes sobre a importância desse ato. Afinal, é tão simples, indolor e salva tantas vidas, não é? Estou à disposição, sempre. Obrigada pela participação.
abs
Nice Pinheiro