quarta-feira, 29 de julho de 2009

SEMANA DA AMAMENTAÇÃO EM RESENDE

A Semana Mundial da Amamentação acontece entre os dias 01° e 07 de agosto. A Prefeitura de Resende distribuirá folhetos informativos destacando a importância do leite materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança, no sábado, dia 01°, no calçadão de Campos Elíseos, de 9 às 13 horas.




Na terça-feira, dia 04, haverá um evento direcionado aos profissionais de saúde, às 13h30m, no auditório da ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), em Campos Elíseos. Enfermeiros e agentes comunitários participarão de palestras com uma fonoaudióloga e uma coordenadora de incentivo ao aleitamento materno da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende).



A chamada Alimentação Exclusiva deve ser aplicada nos seis primeiros meses de vida do bebê e dispensa o oferecimento de outros alimentos, como água e chás. O leite materno protege o bebê contra infecções e alergia, pode ser servido a qualquer momento e na temperatura certa, além de ser bom para a dentição, a fala e o desenvolvimento infantil, por isso é considerado como alimento suficiente para suprir todas as necessidades do bebezinho. E a amamentação proporciona o aumento dos laços afetivos entre mãe e filho, diminui o sangramento da mulher após o parto; faz o útero voltar mais rápido ao normal; diminui o risco de câncer de mama e de ovário, é prático e de graça.



Minha filha nasceu de parto normal e foi amamentada nos meus seios. Sinto muita saudade daquele momento, só nosso. Nós duas, juntinhas. Do meu corpo ela nasceu. Do meu leite, ela se alimentou. Era um momento único. Uma emoção ímpar. Indescritível. Vida. Energia. Cumplicidade. Emoção. Amor. Amamentar é tudo de maravilhoso!



Mães, amamentem seus filhos. Nada aproxima tanto mãe e filho quanto a amamentação. É você quem gera a vida. É você quem alimenta seu filho. Não desperdice essa dádiva. Não desperdice essa experiência. Permita-se viver essa emoção. Permita que seu filho sugue de seus seios o alimento mais saudável e nutritivo para ele: o leite materno.



Informações da PMR

Nenhum comentário: