domingo, 31 de janeiro de 2010

RODA VIVA

Num mundo regido pelas leis de mercado, como é possível proteger as pessoas do desemprego e da exclusão social?


Os desempregados do mundo contemporâneo sofrem não só com a perda de seus salários, mas também com a perda de relacionamentos sociais e até de vínculos familiares, especialmente diante da demora ou da falta de perspectiva de se conseguir um novo trabalho.


Robert Castel é um observador acurado das mudanças que o mundo globalizado vem provocando nos últimos 30 anos. Estudioso das questões sociais, ele coloca em discussão os efeitos da globalização na vida das pessoas. Seus textos, hoje, compõem uma ampla análise sobre as alterações que ocorreram principalmente nas relações trabalhistas e nos efeitos que a nova realidade do mercado de trabalho provocou nas relações sociais.






Na observação de Castel, a instabilidade econômica no mundo e o medo do desemprego se tornaram grandes preocupações e elas afetam fundamentalmente as relações entre indivíduos.


Convidados entrevistadores:
Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP; Norma Couri, correspondente da revista portuguesa Visão; Ricardo Antunes, professor de Sociologia do Trabalho da Unicamp e Ivan Marsiglia, editor do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo.


Apresentação: Paulo Markun

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00. Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva


Nenhum comentário: