quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CHEGOU O SUCRE, A MOEDA DA ALBA

Os ministros de Economia dos países da ALBA (Alternativa à ALCA) se reuniram nesta segunda-feira em Caracas para ultimar os detalhes sobre o uso do Sucre, moeda contábil que entrará em vigor esta semana, buscando agilizar a integração comercial neste bloco regional. O sucre equivale a 1,25 dólar.



De acordo com o ex-ministro de Economia e Finanças da Venezuela, Alí Rodríguez, que está deixando o cargo porque foi nomeado Ministro da Eletricidade na semana passada, nesta semana se fará a primeira operação com a nova moeda: um carregamento de arroz que vai da Venezuela à Cuba.




O Sistema Único de Compensação Regional (Sucre) levará a região a um “novo equilíbrio financeiro” e a “libertará da dependência do dólar”, após a crise da moeda americana.


Num primeiro momento, o sucre será uma unidade contábil comum e não uma moeda como tal. O acordo de sua criação foi adotado em 2009 pelos membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) para seus intercâmbios de produtos por mercadorias ou serviços, sem necessidade de recorrer ao dólar.


Cuba e Venezuela impulsionam a ALBA, iniciativa de integração regional, mas a Nicarágua, Bolívia, Equador, Honduras, Dominica, Antígua, Barbuda, São Vicente e Granadinas também fazem parte da aliança.


Nenhum comentário: