domingo, 17 de janeiro de 2010

RODA VIVA

David Grossman, um dos nomes mais expressivos da atual literatura de Israel, está no Roda Viva desta segunda, dia 18. Grossman faz parte da nova geração de autores isralenses que nasceram no país e que ao lado de dois outros importantes nomes da literatura de Israel, Amós Oz e Abraham Yehoshua, forma o trio de escritores polêmicos e críticos que, além da identidade nova que deram à literatura israelense, também influenciaram o cenário político do país em meio ao conflito do Oriente Médio.




Um dos mais ativos militantes em favor de uma saída pacífica para o conflito árabe-israelense, sua atuação política também marca sua obra literária. São mais de vinte livros publicados e traduzidos para vários idiomas. Quatro deles já foram editados em português, inclusive seu último romance A MULHER FOGE, que David lançou no Brasil em setembro de 2009.




Convidados entrevistadores:
Oscar Pilagallo, jornalista e escritor; Noemi Jaffe, colaboradora do jornal Folha de S. Paulo e professora de teoria literária da PUC/SP; Sylvio Band, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP na área de filosofia, membro do Centro de Cultura Judaica e do Instituto de Cultura Árabe, e Ubiratan Brasil, subeditor do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo.




Twitters:

Elisangela Roxo, jornalista (http://twitter.com/roxo);

Verônica Mambrini, colunista do site Digestivo Cultural (http://twitter. com/vmambrini)

Jeanne Callegari, jornalista e escritora (http://twitter.com/jeannecallegari).






Apresentação: Paulo Markun

O Roda Viva é apresentado às segundas, a partir das 22 horas. Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.

Nenhum comentário: