sábado, 20 de dezembro de 2008

SUBÚRBIO CARIOCA...

É inquestionável a importância histórica, econômica, urbanística, arquitetônica e cultural do subúrbio carioca. E é inacreditável que não exista, até hoje, um local onde toda sua trajetória possa ser contada em rica e variada documentação.






Para resolver esta questão, o Iphan/Rio está elaborando um projeto para a criação do Centro de Referência da Memória Ferroviária, que ocupará o prédio onde funcionou a Gare da Estrada de Ferro Leopoldina, antiga Estação Barão de Mauá. Um Centro da Memória Suburbana do Rio de Janeiro, será criado, paralelamente neste mesmo espaço, já que os bairros que integram essa zona nasceram e evoluíram sob a influência do trem e contribuíram fortemente para a formação da imagem da cidade.







O prédio fica na Avenida Francisco Bicalho, local escolhido devido à facilidade de acesso e também à intenção de revitalizar a área, que atualmente apresenta um quadro de preocupante desqualificação urbana.







No futuro centro cultural, todas as manifestações artístico-musicais da região serão registradas. O jongo, o samba, o choro, dentre outros exemplos da rica cultura suburbana carioca, terão permanente pesquisa e divulgação. Além disso, os tradicionais cenários urbanos serão recriados, objetivando o registro de ambiências culturais, possibilitando a preservação de espaços importantes como o botequim, a loja de artigos de umbanda e o armarinho, entre outros. O futebol também terá destaque, já que vários times e jogadores trazem no nome os bairros suburbanos, com certeza, verdadeiros celeiros de craques.







O próprio Trem terá espaço no Centro Cultural e, a exemplo do já famoso Trem do Samba, pensa-se em manter ao menos um par de trilhos que permita viagens guiadas pelos subúrbios: uma espécie de trem da história.







A idéia é que esse novo espaço sirva como elo cultural entre a área central do Rio de Janeiro e seus subúrbios, da mesma forma que os trens vêm cumprindo seu papel agregador enquanto meio de transporte.







Não é genial? Preservação da memória do subúrbio carioca.
Vamos apoiar essa idéia!
Fonte:Paula Jalassi

Nenhum comentário: