domingo, 7 de dezembro de 2008

ELA ESTÁ COMEMORANDO 60 ANOS....

A Declaração Universal dos Direitos Humanos faz 60 anos na próxima quarta-feira, dia 10. Adotada e proclamada pela ONU, em 1948, três anos após o fim da Segunda Guerra Mundial e no início da guerra fria, o documento tem sido colocado à prova em várias regiões do mundo, com segregação, genocídios, torturas, prisões ilegais, conflitos internacionais, trabalho infantil, intolerância religiosa e pobreza.







No Brasil, o último levantamento apresentado pelo relatório Nacional sobre Direitos Humanos no país, aponta violações nos direitos dos brasileiros que abrangem crianças, jovens, e idosos, além de minorias, como homossexuais, índios e negros.







O ministro Paulo Vannuchi aponta que avanços nos direitos humanos passam por ações do Governo Federal, estados, poderes legislativo e judiciário e sociedade civil.






Paulo de Tarso Vannuchi cursou medicina no final da década de sessenta, mas trocou a área biológica pelas humanas. Formou-se em jornalismo e depois fez mestrado em Ciência Política, na USP. Na faculdade, iniciou a sua militância política, na época clandestina, nomovimento estudantil. Foi preso político durante o regime militar e trabalhou com assessoria política para entidades sociais e para a Direção Nacional do PT até 2005, quando assumiu a Secretaria Especial dos Direitos Humanos.






Participam como convidados entrevistadores: Gilberto Nascimento, editor da revista Carta Capital; Oscar Vilhena, professor da escola de direito da FGV e diretor-jurídico da Conectas, organização internacional de defesa dos direitos humanos; Mario Cesar Carvalho, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo; Glenda Mezarobba, cientista política, pesquisadora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Perguntas dos telespectadores: Luiza Moraes.







Apresentação: Lillian Witte Fibe



Transmissão especial pela Internet a partir das 21 horas






O Roda Viva é apresentado às segundas-feiras, a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.

Nenhum comentário: