Os 40 anos do Bip Bip, boteco em Copacabana que mora no coração de muitos dos apaixonados por samba e choro do Rio, serão comemorados neste sábado, dia 13. Além da roda de samba, haverá também o lançamento de um livro muito especial, com textos de famosos e anônimos sobre o Bip - lugar cuja grandeza é inversamente desproporcional ao tamanho.
Inaugurado no dia em que foi decretado o Ato Institucional n° 5, o Bip Bip virou uma importante referência carioca quando foi comprado pelo atual proprietário, Alfredo Mello. Tornou-se ponto de encontro da melhor música brasileira – do samba ao choro e à bossa-nova, juntando craques veteranos, como Cristina Buarque, Elton Medeiros, Walter Alfaiate, Nelson Sargento e Paulo César Pinheiro, com as novas gerações, como Nilze Carvalho, Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho, Renato Braz, entre dezenas de bons e célebres freqüentadores.
Transformou-se em reduto tanto de projetos culturais, como o “Rancho Flor do Sereno”, como de projetos sociais, como o “Se essa rua fosse minha” e as campanhas em favor de artistas em dificuldades, especialmente por problemas de saúde.
O livro Bip Bip 40 anos – histórias de um bar, reúne inúmeras fotografias, 104 textos e sete ilustrações, assinados por 111 amigos e clientes do bar, o que inclui anônimos absolutos ao lado de jornalistas, escritores, médicos, poetas e músicos nem tão anônimos, e diversas celebridades, como Hermínio Bello de Carvalho, Sergio Cabral (pai), Paulo Cesar Pinheiro, Paulo Cesar Feital, Nelson Sargento e Henrique Cazes, entre outros. Há ainda ilustrações de cartunistas como Paulo Caruso, Amorim, Nani, Marco e Luscar. A organização geral ficou a cargo de Chiquinho Genu, Luís Pimentel e Marcelo Moutinho. Às 18 horas.
Bip Bip
Rua Almirante Gonçalves, 50,
Copacabana - transversal à Miguel Lemos.
Grátis
Fonte: Agenda do Samba e do Choro
Nenhum comentário:
Postar um comentário