segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CURIOSIDADES DO NOSSO IDIOMA...

1 - Custas só se usa na linguagem jurídica para designar 'despesas feitas no processo'. Portanto, devemos dizer: "O filho vive à custa do pai". No singular.





2 - Não existe a expressão à medida em que. Ou se usa à medida, que correspondente a à proporção que, ou se usa na medida em que, equivalente a tendo em vista que.





3 - O certo é a meu ver e não ao meu ver.







4 - A princípio significa inicialmente, antes de mais nada. Ex: A princípio, gostaria de dizer que estou bem. Em princípio quer dizer em tese. Ex : Em princípio, todos concordaram com minha sugestão.







5 - À-toa, com hífen, é um adjetivo e significa "inútil", "desprezível". Ex: Esse rapaz é um sujeito à-toa. À toa, sem hífen, é uma locução adverbial e quer dizer "a esmo", "inutilmente". Ex: Andava à toa na vida.







6 - Com a conjunção se, deve-se utilizar acaso, e nunca caso. O certo: "Se acaso vir meu amigo por aí, diga-lhe...". Mas podemos dizer: "Caso o veja por aí...".







7 - Acerca de, quer dizer a respeito de. Veja: Falei com ele acerca de um problema matemático. Mas há cerca de é uma expressão em que o verbo haver indica tempo transcorrido, equivalente a faz. Veja: Há cerca de um mês que não a vejo.







8 - Não esqueça: alface é substantivo feminino. A alface está bem verdinha.






9 - Além pede sempre o hífen: além-mar, além-fronteiras, etc.







10 - Algures é um advérbio de lugar e quer dizer "em algum lugar". Já alhures significa "em outro lugar".

Nenhum comentário: