sábado, 16 de abril de 2011

E POR FALAR NISSO...

É lamentável que o choro ainda seja considerado por muitos como um gênero musical da elite. Desinformação, ausência de cultura musical.


O Choro tem mais de 130 anos, é legitimamente brasileiro e considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. Acontece que o choro é difícil de ser executado. Apesar do nome, o chorinho geralmente tem ritmo agitado, alegre e ricamente sincopado (quando uma nota é executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo e se prolonga ao tempo forte) , caracterizado por sutis modulações e pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo, técnica e pleno domínio de seu instrumento. Pois é. Para tocar choro tem que ser músico de verdade...



O Globo Esporte usa muito o Choro como trilha sonora, principalmente nas matérias de futebol. Tem gente que nem sabe que está escutando um chorinho...Brasileirinho é um choro (Waldir Azevedo). E Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim), o tão cantado Carinhoso de Pixinguinha e Odeon, muito executado em trilhas sonoras de programas esportivos e novelas, também. Viu? Pois é. E viva o Choro!!!

Nenhum comentário: