sábado, 16 de abril de 2011

106 ANOS DA PONTE VELHA

A Ponte Velha está fazendo 106 anos. Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, a Ponte Velha recebeu o nome de Nilo Peçanha em homenagem ao governador da época. Antes da sua implantação, a travessia sobre o rio era feita através de balsas, que chegaram a ser utilizadas também pelos índios puris, os primeiros habitantes de Resende.



Após esta fase, de acordo com o historiador e diretor do Arquivo Municipal, Claudionor Rosa, foram construídas duas pontes de madeira, em períodos distantes, para se chegar de um ponto a outro da cidade. Em 1898, quando a ponte ainda era de madeira e funcionava em precárias condições, uma menina de nome Clarissa despencou nas águas do Rio Paraíba e morreu.


O acidente provocou um clima de comoção e revolta na cidade. Surgiu, então, a proposta de se construir a ponte metálica em 1901, mas a obra sofreu várias paralisações e só foi retomada três anos depois, devido à pressão popular. Na construção da ponte, foi utilizada mão de obra portuguesa. O material, importado da Bélgica, era desembarcado no porto do Rio de Janeiro e trazido de trem até Resende. A inauguração da Ponte Nilo Peçanha aconteceu no dia 16 de abril de 1905.


Informações da PMR

Nenhum comentário: