sábado, 2 de abril de 2011

E POR FALAR EM CHORO...

Após o sucesso na inauguração do CCBB na Orla, com o elogiado Samba de Fato, será a vez dos Choros de Outono. Nos cinco sábados de abril, às 18h, haverá rodas de choro, reunindo veteranos e a nova geração da Escola Portátil de Música (EPM).


No dia 2, tem o Quarteto Urubatan; no dia 9, os experientes músicos do Los Cuatro; no dia 16, o trio de Pedro Amorim, completado por Luciana Rabello e Luiz Flávio Alcofra; no dia 23, a garotada do Regional Carioca e, para encerrar, Os Matutos tocarão no dia 30 de abril. Aos domingos, o legendário Jorginho do Pandeiro se unirá ao filho, Celsinho Silva, e ao neto, Eduardo Silva, para ministrar as oficinas, chamadas 'Pandeiradas'. São 35 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada. É necessário levar pandeiro, mas qualquer um pode participar como ouvinte.




Em iniciativa inédita, o Banco do Brasil já iniciou a ocupação criativa do quiosque 17, localizado em frente à Rua Siqueira Campos, em Copacabana, durante os finais de semana. "A ideia é fazer um intercâmbio entre os músicos que se apresentam no CCBB e no quiosque", explica Carlos Belém, curador do projeto. Com shows e oficinas gratuitas, o CCBB NA ORLA vai até fevereiro de 2012.


No dia 9, será a vez do Los Cuatro, formado pela flautista japonesa Naomi Kumamoto, pelo clarinetista português Rui Alvim, pelo violonista peruano Sergio Valdeos e pelo bandolinista brasileiro Pedro Aragão. Eles procuram integrar, através da linguagem do choro, as diferentes manifestações musicais da América Latina e do mundo.





No dia 16, é a vez do Pedro Amorim Trio, liderado pelo bandolinista e completado pela cavaquinista Luciana Rabello e pelo violonista Luiz Flávio Alcofra. No roteiro, muitas obras de Amorim e alguns clássicos de Jacob do Bandolim e Rossini Ferreira.

No dia 23, tem o Regional Carioca, formado por Tiago Souza no bandolim, Julião Rabello no violão 7 cordas, Rafael Mallmith e Glauber Seixas nos violões, Ana Rabello no cavaquinho e Marcus Thadeu no pandeiro. O objetivo dessa garotada é dar continuidade ao trabalho dos legendários conjuntos 'Época de Ouro' e 'Regional do Canhoto'.




No dia 30, será a vez da sonzeira de Os Matutos, nome extraído de um choro do Ernesto Nazareth. O conjunto é formado por Tadeu Santinho na flauta, Aquiles Moraes no trompete, Everson Moraes no trombone, Maycon Júlio no bandolim, Lucas Oliveira no cavaquinho, Pablo Carrilho e Marlon Júlio nos violões, Magno Júlio no pandeiro e Marcus Thadeu na percussão. Essa galera da EPM é um espetáculo!!!

Nenhum comentário: