segunda-feira, 15 de junho de 2009

MOSTRA NO MAB REVELA A ANTIGA SALVADOR

Ivan Dias Marques
Redação CORREIO





São 460 anos de história. Primeira capital do Brasil, sede de alguns dos mais importantes acontecimentos da história do país, Salvador nasceu e cresceu sob o olhar de toda a nação. Além disso, foi alvo do talento artístico de dezenas de estrangeiros que passaram por aqui e se encantaram com as belezas e as particularidades da Cidade da Bahia (como os mais velhos chamam Salvador até hoje).


A mostra Cidade de Salvador no século XVII ao XIX, em cartaz no salão principal do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, até o dia 30 de junho, traz um pouco dessas impressões que ingleses, holandeses, franceses e italianos tiveram durante três séculos daquela que foi a capital brasileira até 1763.



São gravuras, desenhos, panorâmicas e pinturas que retratam o início da sociedade baiana. “É possível ver a evolução da cidade a partir de um olhar estrangeiro até mesmo antes da abertura dos portos, em 1808. Eles se impressionavamcoma nossa vegetação, com o verde”, afirma a diretora do MAB e curadora da exposição, Sylvia Athayde. Textos sobre os locais acompanham cada uma das 21 imagens da mostra.




A Cidade de Salvador no Século XVII ao XIX
Museu de Arte da Bahia
Avenida Sete de Setembro, 2340
Corredor da Vitória

Até o dia 30 de junho
De terça a domingo, das 14h30 às 19h
Entrada franca
Mais informações
(71) 3117 – 6902
www.funceb.ba.gov.br/mab

Nenhum comentário: