segunda-feira, 15 de junho de 2009

CONEXÕES MUSICAIS: FRANÇA-BRASIL

No próximo dia 16, a série “Conexões Musicais: França-Brasil” apresentará o bloco “A Chegada de Melodias e Harmonias Novas” no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
A produção musical francesa do fim do século XIX até meados dos anos 40, marcada pelo aparecimento de novas linguagens musicais, será lembrada neste segundo encontro pelos músicos Andrea Ernest Dias (flautas), Rogério Souza (violão) e Kiko Horta (acordeão). No roteiro francês, compositores eruditos, como Fauré e Debussy, e populares, como Gus Viseur, Jo Privat, Tony Murena e Pierre Ferret, serão lembrados em valsas, canções, javas e swing. No roteiro brasileiro, Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Ernesto Nazareth.



Idealizada pela flautista Aline Soulhat, com direção musical do violonista Rogério Souza, a proposta destes encontros é ligar os dois países, reunindo seus repertórios populares. E o público há de reconhecer as semelhanças entre o gênero francês e os nossos ritmos urbanos, como o choro e o samba. Ao todo, dez músicos foram escalados para as apresentações: os franceses Odette Ernest Dias, Nicolas Krassik, Thibault Delor e Idriss Boudrioua e os brasileiros Marcelo Caldi, Kiko Horta, Andrea Ernest Dias, Gabriel Improta e Dino Rangel.



Para saber mais sobre o musette, o choro e o projeto, visite o blog: www.baluarteagencia.com.br/conexoes



Teatro II do CCBB
Rua Primeiro de Março, 66
Centro do Rio de Janeiro
Dias 16, 23, 30 de junho e 7 de julho

Às 12h30 e às 18h30
Informações: (21) 3808.2020
Ingresso: R$ 6 e R$ 3 (para estudantes e maiores de 65 anos)

Nenhum comentário: