segunda-feira, 13 de abril de 2009

FESTIVAL DO CAFÉ, CACHAÇA E CHORINHO COMEÇA ESTA SEMANA...

Atenção! O VI Circuito de Outono - Café, Cachaça & Chorinho começa dia 17 e segue até o dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. História, gastronomia e música da região do Vale do Café ao alcance e deleite de todos que curtem cultura.



O VI Circuito de Outono- Café, Cachaça & Chorinho - realizado pelos empresários do Vale do Café em parceria com o Sebrae/RJ, o TurisRio e com o apoio das prefeituras locais - promove atrações especiais em 10 cidades que têm em comum os cenários histórico-culturais das fazendas de café. Degustações, oficinas de gastronomia, shows e passeios pelos circuitos históricos da região, que engloba os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí, Valença e Vassouras, são algumas das atrações do evento.




A novidade desta edição são as oficinas de gastronomia, montadas em praças públicas e centros culturais. Os cursos serão ministrados por estudantes de gastronomia da Unisuam. Os turistas poderão aprender a preparar comidinhas típicas do interior, como bolinho de feijoada e a sobremesa ‘sabor proibido’ (mousse de manga).




Para o Circuito de Outono foram criadas ainda 10 Rotas de Turismo Cultural, como a Rota Romântica , a Rota Sabor Cana-Café e a Rota Grão do Vale, entre outras, cada uma com uma programação especial, que destaca a arquitetura, os costumes, o folclore e o artesanato local. Através dessas rotas, os turistas poderão conhecer melhor a região, suas histórias e fazendas, centros históricos, artesanato e o chame do interior, com a orientação de guias especializados.




Entre as atrações gastronômicas, o turista poderá saborear almoços e jantares temáticos nas fazendas históricas, conhecer o processo de fabricação e armazenamento da cachaça assim como o cultivo do café. Também haverá degustação de bebidas e petiscos, variedades de cafés e chás, além de deliciosos quitutes e receitas originais das baronesas.




Clássicos do choro brasileiro, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, serão retratados por mais de 20 artistas da região e do cenário nacional. Imperdível!!!!




A região do Vale do Café




Situada no sul fluminense, entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a região Vale do Café tem sua história ligada ao Ciclo do Café do século XIX e apresenta um riquíssimo patrimônio cultural com casarões, museus, igrejas, fazendas e senzalas. Em um cenário rústico, as suas cidades proporcionam uma verdadeira viagem no tempo, com inúmeras opções de lazer.




Fonte: SEBRAE/RJ – Unidades Médio Paraíba e Costa Verde

Nenhum comentário: