quarta-feira, 13 de agosto de 2008

YACON, A BATATA DIET!!!

Uma batata diet! Pois é. Também chamada de Yacon, esta batata tem aparência semelhante a da batata-doce e, por suas propriedades nutricionais e farmacêuticas, está despertando o interesse de vários institutos de pesquisa.




Por conter propriedades antidiabéticas e contra a pressão alta, dois males que em proporções alarmantes estão se espalhando pelo mundo, o alimento começa a ficar popular no Brasil. O processo que promove o controle da glicose em nosso organismo ainda não está claro, mas uma das possíveis explicações é que o yacon armazena reservas, não na forma de amido, mas de açúcares conhecidos como frutooligossacarídeos (FOS).






De baixo teor calórico, mas sem perder o sabor doce, os FOS atuam como adoçantes naturais. Além disso, como todo alimento rico em fibras solúveis, o yacon torna a absorção da glicose mais lenta. A redução do colesterol e da pressão arterial seria outra vantagem do yacon. O único benefício cientificamente comprovado, até o momento, é em relação à melhoria da flora intestinal. Não digeridos pelo aparelho humano, os FOS só são fermentados no cólon (porção final do intestino grosso), por bactérias que combatem os microorganismos patogênicos.




















A fama nutracêutica do yacon despertou o interesse de diversas instituições brasileiras, que estão desenvolvendo pesquisas com foco nas propriedades medicinais do alimento. Outro objetivo é descobrir o melhor método de cultivo por aqui, já que o produto é originário dos Andes.





O tubérculo tem sabor de pêra e melão, sendo bastante consumido no oriente na forma in natura e também na forma de chips. As folhas e as túberas são indicadas para o tratamento da diabetes e do colesterol.





O yacon tem a vantagem de ser um alimento versátil, pois pode ser consumido, frito, refogado ou in natura, na forma de saladas ou sucos. Na composição nutricional do yacon são encontrados minerais básicos, carotenos e vitaminas A, B1, B2 e C. Com um litro de água e uma colher de sopa das folhas moídas, faz-se um chá. Desidratadas, as raízes se tornam um salgadinho crocante.




Embora o yacon esteja fazendo sucesso entre os diabéticos, os especialistas alertam que é preciso ter cautela e jamais substituir o produto por medicamento. O temor dos especialistas é de que, animados com as promessas sobre os benefícios da batata, os pacientes deixem de tomar seus remédios.

Nenhum comentário: