domingo, 3 de agosto de 2008

RECORDE EM JUNHO E CRESCIMENTO DE 6.3% NO SEMESTRE...

1 de agosto de 2008
Agencia Estado



Indústria bate recorde em junho e cresce 6,3% no semestre


Pico de produção atingido no mês é o maior da série. No acumulado de 12 meses, aumento foi de 6,7%.
O IBGE informou nesta sexta-feira (1), que a produção industrial brasileira cresceu 2,7% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal.




Na comparação com junho do ano passado, a produção registrou avanço de 6,6%. Com isso, no primeiro semestre de 2008, a produção da indústria acumula alta de 6,3%, ante igual período de 2007. No acumulado de 12 meses até junho, houve aumento de 6,7%.






Segundo o IBGE, o patamar de produção atingido pela indústria em junho chegou a um nível recorde. O aumento de 2,7% apurado em junho ante maio foi o maior incremento ante mês anterior apurado desde os 3,5% observados em outubro de 2007. Ainda de acordo com o IBGE, o pico de produção atingido em junho deste ano é 1,6% maior do que o nível atingido em outubro do ano passado, recorde de patamar da série até então.
O IBGE divulgou também uma pequena revisão no resultado da série com ajuste sazonal. O dado de maio comparativo a abril passou de -0,5% divulgados anteriormente para -0,6%. O crescimento de abril ante março foi revisado de 0,2% para 0,3%. O resultado de maio de 2008 ante maio de 2007 foi revisto de 2,4% para 2,5%.

O índice de média móvel trimestral da produção da indústria, considerado o principal indicador de tendência, registrou aumento de 0,8% no trimestre encerrado em junho, ante o terminado em maio. Os técnicos do IBGE destacam no documento de divulgação da pesquisa que a expansão ocorreu "após ficar praticamente estável nos últimos dois meses".

Nenhum comentário: