segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ENQUANTO ISSO, NA CIÊNCIA...SUPER NOVIDADES!

A ciência é mesmo fantástica! Novas esperanças surgem para para pacientes com Mal de Alzheimer ou outras enfermidades neurológicas.


A partir da descoberta de transformar, in vitro, células-tronco embrionárias em grande quantidade de neurônios do córtex cerebral, os cientistas europeus abriram caminho para pesquisa médica sobre várias enfermidades neurológicas.


As células nervosas ou neurônios que formam a complexa estrutura do córtex cerebral, podem ser alvo de doenças como epilepsia, Mal de Alzheimer ou acidentes vasculares cerebrais.



Os neurônios, gerados integralmente fora do cérebro, foram transplantados por Nicolas Gaspard (ULB) Gaillard em cérebros de ratos. Ao final de um mês, o exame dos roedores permitiu constatar que os neurônios se conectaram no cérebro formando circuitos adequados.





Segundo Pierre Vanderhaeghen, esta produção (corticogenesis) in vitro constitui uma "ferramenta inovadora para a investigação" e poderia servir para testar novos medicamentos.






Os estudos, realizados pela equipe de Vanderhaeghen, da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), junto com Afsaneh Gaillard, do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) na Universidade de Poitiers, foi divulgado ontem na página web da revista científica Nature.



Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: