quinta-feira, 14 de junho de 2007

PRAZO DE VALIDADE DO SER HUMANO

por Nice Pinheiro
Um amigo vive dizendo que temos prazo de validade e que, na sua opinião, esse prazo se esgota aos 40 anos!!! Quando ouvi isso pela primeira vez quase tive um ataque! Imagina, tenho 47 e meu prazo de validade está longe de se esgotar!!! Entenda-se como “esgotamento do prazo de validade” os cinco sentidos, a memória, o raciocínio rápido, o coração, a circulação e as articulações, mas também pode-se incluir a “falência” da pele lisa e firme, do brilho do olhar, dos cabelos sedosos e até mesmo da libido.


Vamos combinar que o tempo não perdoa nenhum corpinho, a não ser que as milagrosas mãos dos “Pitanguis” da vida possam operar definitivamente contra a natureza e que nossa conta bancária permita a intervenção, caso contrário, uma musculação básica ou uma hidroginástica e outros recursos mais modestos e ao alcance da realidade de mais de 90% de nós, simples mortais, podem melhorar e minimizar os “estragos” causados pelo “malvado e impiedoso tempo”.

Nelson Rodrigues sempre disse que uma mulher tem que ser interessante, e isso acontece quando ela chega à maturidade. A beleza é leve e singular. O charme, a delicadeza dos movimentos, a tranquilidade diante de certas situações e a sutileza da experiência! Uma mulher interessante sabe conquistar e despertar o interesse sem ser vulgar. Uma mulher interessante conversa sobre tudo, pergunta sobre tudo porque deseja conhecer e aprender. Independentemente das pequenas ruguinhas, de alguns ou de muitos cabelos brancos, de poucas ou muitas celulites e estrias, e da tão natural flacidez, ela tem sede de vida! Os filhos já estão criados e por isso ela conquista a rara e sonhada liberdade para viajar, sair, fazer um curso, uma faculdade, enfim, o que quiser e quando quiser. Se não tem companheiro a liberdade é maior ainda, mas também é infinitamente maior a exigência à sua individualidade e privacidade.

Minha opinião é definitivamente oposta a do meu amigo. Para mim, a vida começa aos 40! Espero chegar aos 50, 60, 70 e até onde Deus permitir. E a cada ano pretendo me tornar um ser humano melhor e curtir imensamente o encanto e o mistério de cada década da minha vida. Por que? Porque as ruguinhas em meu rosto fazem parte de mim, da minha história de vida. Eu sou minhas ruguinhas, meus cabelos grisalhos, minhas celulites, minha flacidez e minha alegria de viver intensamente cada minuto. Quanto ao meu prazo de validade...Acabará quando eu partir para o andar de cima! E o seu?


OBS: Este texto foi escrito há três anos. Hoje estou com 50 anos e mantenho, praticamente, a mesma opinião sobre o assunto. Farei um novo texto abordando o tema, agora sob a ótica cinquentenária...rsrsrs

Um comentário:

Evaldo de Castro disse...

Muito legal! Já podemos dizer que somos blogueiros...