sexta-feira, 15 de junho de 2007

MEU AMIGO - UM HOMEM DE VERDADE

Um amigo e eu conversávamos sobre seu relacionamento. O casamento de quase seis anos não ia nada bem. Em determinado momento ele desabafou e foi categórico: sua mulher nunca havia sido companheira e amiga durante o casamento. Reclamou que ela nunca estava ao lado dele quando ele mais precisava (nem quando menos precisava), que nunca teve cuidados especiais com ele, que nunca isso, nunca aquilo, que raras vezes isso, raras vezes aquilo. Como amiga, ouvi tudo muito atentamente, sem tecer comentários que não me eram solicitados. E ele continuou desabafando. Se chegou onde chegou, com certeza não foi com a ajuda dela, disse ele.

Em certo momento indagou-me: o que você acha disso tudo, qual sua opinião? Olhei bem nos olhos dele e respondi: Que tipo de mulher você gostaria que ela fosse? Que tipo de mulher você quer ao seu lado? Sem pensar duas vezes, quase perdendo o fôlego, meu amigo respondeu: Quero uma mulher que me escute e que me dê conselhos. Quero uma mulher com quem eu possa falar tudo, com quem possa rir,chorar, brincar, passear, dançar. Quero que minha mulher diga pra mim quando o sapato não está combinando com a calça, que me olhe, que repare em mim. Sou homem e não tenho jeito nem paciência para ficar escolhendo e combinando roupa, mas gosto de me vestir bem. Gostaria muito que ela me desse uns toques quando percebesse alguma coisa errada ou fora do lugar, mas ela não está nem aí...Saio do jeito que quiser...Se quiser sair pelado, por ela tudo bem. Quero uma mulher que diga que tudo vai dar certo quando eu estiver com algum problema e que se disponha a me ajudar, mesmo que a ajuda não seja necessária. Quero uma mulher que se interesse pelas coisas que faço e que lembre de mim ao ler um artigo em algum jornal ou revista e que perceba que eu gostaria ou precisaria ler também. É gostoso. Poderíamos discutir o assunto depois. Quero uma mulher que me espere para jantar. Quero uma mulher que me surpreenda. Quero uma mulher que sinta prazer em planejar um jantar, repleto de segundas intenções. Quero ser amado de verdade. Neste momento seus olhos já estavam lacrimejando e ele abaixou a cabeça. Colocou as mãos no rosto e me pediu desculpas por estar me “usando” para desabafar. Já não agüentava mais e finalmente havia decidido se separar.

Fiquei em silêncio, aguardando. Quando ele se recuperou, levantou a cabeça, fixou os olhos nos meus, deu um sorriso e me agradeceu pela paciência,pelo carinho e pela atenção. Retribuí com outro sorriso e me coloquei à disposição para qualquer emergência. Saboreamos um delicioso café expresso como saideira (era hora do almoço) e nos despedimos. Ele realmente se separou. Ainda mantivemos contato por algum tempo, mas depois nos afastamos um pouco, seguindo um ritmo frenético de compromissos profissionais e sociais.

Nos falamos pela última vez há uns cinco anos. Ele estava feliz, muito feliz. Havia encontrado finalmente a mulher que sonhava, do jeitinho que ele sempre quis. Ela era bonita e inteligente. Muito simpática e extrovertida. Ela até gostava de blues e bossa-nova, como ele!!!! E gostava de cachorro! E de filmes antigos também! Finalmente havia encontrado a mulher ideal para viver ao seu lado. Cresceriam juntos. Estava de mudança para Araruama. Iam morar num sítio. De alguma maneira, sinto que ele está feliz.

Existem homens que fazem questão de uma mulher ao lado. Existem homens que sabem a mulher querem. Existem homens que valorizam o amor verdadeiro. Porque o amor verdadeiro tem entrega, tem prazer, tem cuidado, tem carinho, tem atenção, tem companheirismo, tem cumplicidade, tem amizade. Existem homens que são homens de verdade. Poucos, mas existem.
por Nice Pinheiro

“O homem de verdade não é aquele que conquista várias mulheres. O homem de verdade é aquele que conquista, todo dia, a mesma mulher”

Nenhum comentário: