terça-feira, 20 de novembro de 2007

UM POUCO DA VERDADE...

Trazido como imigrante forçado e, mais do que isto, como escravo, o negro africano e os seus descendentes contribuíram com todos aqueles ingredientes que dinamizaram o trabalho durante quase quatro séculos de escravidão. Em todas as áreas do Brasil eles construíram a nossa economia em desenvolvimento, mas, por outro lado, foram sumariamente excluídos da divisão dessa riqueza.




Desembarque de escravos negros vindos da África. Rugendas, BMSP


Embora não tenhamos possibilidades de estabelecer o número exato de africanos importados pelo tráfico, podemos fazer várias estimativas. Elas variam muito e há sempre uma tendência de se diminuir esse número, em parte por falta de estatísticas e também porque muitos historiadores procuram branquear a nossa população. Essas discussões sobre o número de africanos entrados no Brasil se reacenderam quando se procurou quantificar essa população escrava, e posteriormente a afro-brasileira, para com isto estabelecer-se o padrão do que se poderia chamar de homem brasileiro. A apuração da nossa realidade étnica excluiria o branco como representativo do nosso homem. Daí se procurar subestimar o negro no passado e a sua significação atual.

Feitores castigando negros. Jean-Baptiste Debret

As descrições de testemunhas variam, mas a realidade na sua essência é uma só: o negro escravo vivia como se fosse um animal. Não tinha nenhum direito, e pelas Ordenações do Reino podia ser vendido, trocado, castigado, mutilado ou mesmo morto sem que ninguém ou nenhuma instituição pudesse intervir em seu favor. Era uma propriedade privada, propriedade como qualquer outro semovente, como o porco ou o cavalo.




Aplicação do castigo da chibata. Jean-Baptiste Debret


E se os brancos tivessem passado por tudo isso?
Você gostaria de ser tratado como animal?
Você gostaria de ver filhos, primos, tios, serem tirados a força do convívio da família para serem escravos?
SÉCULO 21! QUANDO ISSO VAI PARAR?
Negros no tronco. Jean-Baptiste Debret




Extraído de O Negro Escravo

Nenhum comentário: