terça-feira, 13 de novembro de 2007

POR QUE BOCEJAMOS???

Há vários motivos para explicar o porquê de bocejarmos, mas nenhum tem 100% de consenso entre especialistas. O primeiro e mais comum deles é o sono. O bocejo é um dos sintomas comportamentais de sonolência e, nesse caso, o objetivo do corpo quando bocejamos é liberar a dormência, absorvendo uma quantidade maior de oxigênio.


Mas outros fatores, como o tédio, a tensão e até a agitação, também podem fazer com que as pessoas abram aquele bocão. O bocejo pode estar ligado também a alterações de substâncias que o organismo libera na nossa corrente sangüínea, como a acetilcolina e a dopamina. A acetilcolina é um neurotransmissor ligado à aprendizagem e à memória, já a dopamina tem um papel estimulante. Isso ajudaria a explicar porque bocejamos em situações diferentes daquelas em que estamos apenas com sono.




Ainda não se sabe exatamente porque sempre que vemos alguém bocejar, nós acabamos fazendo a mesma coisa. Mas há algumas teorias. Uma delas afirma que o bocejo poderia ser uma forma primitiva de comunicação. Um recurso que nossos ancestrais utilizavam para falar a outro indivíduo sobre a necessidade de manter a atenção em uma mudança no ambiente. Ao bocejar, o receptor estaria confirmando o recebimento da mensagem.

Pois é.Tô até lacrimejando, de tanto bocejar! Que coisa....rsrsrs



2 comentários:

Anônimo disse...

Jô Poetisa

Nice, miga!

Não importa o porque bocejamos, mais que é uma delícia é. Não é? rsrsrs

Eu também estou aqui me acabando de tanto abrir a boca... rsrsrs

Mais todo tipo de assunto é cultural, algo mais aprendemos, nos faz pensar, que gostoso...

Beijo doce de boca aberta!rsrsrs

Paula Malfitanni disse...

Sobre bocejar
Hi Nice
Certa vez escrevi artigo sobre um outro tema, e que curiosamente terminava assim:
"... que cada mamífero é único, mas todos, dos homens aos coalas, passando pelos hipopótamos e gambás, bocejam quando estão com sono."
Beijão
Paula