sábado, 6 de novembro de 2010

EM RESENDE, O ENEM ESTÁ SENDO UMA PROVAÇÃO PARA ALGUNS ESTUDANTES...

As provas do Enem deixam os estudantes com os nervos à flor da pele. Para amenizar o nervosismo, as provas devem ser aplicadas, preferencialmente, em local arejado, claro e silencioso. Mas, nem sempre isso acontece. Em Resende, alguns candidatos que estão fazendo as provas no Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, estão enfrentando desorganização, calor e falta de luz.


A estudante Amanda Frias, de 18 anos, aluna de uma escola da rede particular, está indignada. E por vários motivos. Para começar, a prova começou com quase meia hora de atraso. Os estudantes começaram a fazer as provas e pouco depois foram impedidos de continuar. O motivo? Erro de impressão e o cartão de respostas não batia com a prova, já que os cabeçalhos estavam trocados. Depois de quase meia hora parados, os candidatos foram liberados para continuar a prova com a seguinte orientação: ignorem o que está errado e marquem a resposta.




Segundo Amanda, isso foi o de menos. O sufoco maior estava dentro da sala 102 do bloco 1, onde 41 alunos tentavam se concentrar nas questões das provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias . Das quatro lâmpadas, duas estavam queimadas e as outras duas piscavam sem parar. Dos dois ventiladores, um estava parado e o outro estava funcionando precariamente, pois tinha a grade de proteção solta e, por isso, fazia muito barulhento. A candidata explica que foi muito difícil fazer a prova nessa situação, pois a sala tem basculantes no lugar das janelas e os vidros são pintados de azul, o que impede a entrada de luz natural.





Alana Vieira, estudante da rede pública, concorda com Amanda. E acrescenta mais uma reclamação: o desconforto da cadeira.

- Fizemos a prova praticamente no escuro e numa sala onde o ar não circulava. Além disso, as cadeiras estavam em péssimas condições. A minha, por exemplo, estava balançando. A cada página virada, a cadeira balançava – desabafou a jovem estudante de 17 anos.


Amanda e Alana disseram que mais candidatos, de outras salas, também reclamaram. Amanhã a prova será realizada no mesmo local. E aí? Amanda ficou a ponto de desistir da prova de amanhã, mas resolveu “encarar” para não perder a oportunidade. Agora, cá entre nós: que situação, hein?


6 comentários:

PornMaster disse...

Eu David de Paula fiz no mesmo local que a Amanda Frias. Realmente, o local é pessimo. As luzes apagaram, somente 1 ventilador na sala estava ligado, as cadeiras balancavam (imundas de pichacoes). Tantos lugares decentes para aplicar a prova e colocam esses locais...Fiz praticamente a prova no escuro. Que bom esse ENEM em...todos estamos revoltados.

Beatriz disse...

Eu também fiz a prova lá e tudo o que foi falado é verdade! as condições eram precárias...acho que por ser uma prova tão cansativa como a do ENEM, as salas deveríam no mínimo ter luzes e ventiladores em boas condições, mas tava difícil!

NICE PINHEIRO disse...

Olá Beatriz,

Alguns candidatos enviaram emails e outros ligaram, todos confirmando as denúncias. Espero que, apesar de tudo, vocês alcancem um ótimo resultado no Enem. Boa sorte e obrigada pela participação.

abs

Nice Pinheiro

NICE PINHEIRO disse...

Oi David,

Pelo que pude perceber, a revolta é geral. Alguns candidatos me ligaram ontem fazendo a denúncia. Lamento muito que vocês tenham passado por isso. Apesar de tudo, tenho certeza que vocês irão bem nas provas. Obrigada pela participação e boa sorte!

abs

Nice Pinheiro

PornMaster disse...

Obrigado Nice. Eu esperava mais do meu resultado. Peguei o gabarito hoje no site do ENEM. 1º Dia acertei: 47 questoes e no 2º dia: 52, totalizando 90 questoes. Espero que na próxima prova seja em outro local, pois acredito que estes fatores influenciaram nosso rendimento. Obrigado pelo espaço cedido em seu blog.

NICE PINHEIRO disse...

Oi David,

Certamente que vocês fizeram as provas em condições inadequadas e que, com certeza, contribuíram para um desempenho abaixo do esperado. Não permita que o desânimo tome conta de você. As dificuldades surgem e devem ser enfrentadas. Muitas virão por aí. Tenha paciência e determinação. Você terá sucesso na carreira que escolher. Obrigada pela participação e não deixe de dar notícias, ok?

abs

Nice Pinheiro