segunda-feira, 28 de julho de 2008

NINGUÉM NASCE SABENDO. MAS TODOS PODEM APRENDER.

O texto abaixo foi enviado por uma amiga. Impossível não publicá-lo. Até porque, concordo com tudo que Michael escreveu. Pura realidade. Lamentável realidade. Sei como ele se sente porque é exatamente assim que me sinto quando estou num concerto ou num show, seja no Teatro Municipal ou no Canecão, seja no Teatro da AMAN ou no Estoril (ambos em Resende). Neste último, durante um show, um famoso cantor chegou a interromper o espetáculo para perguntar se estava atrapalhando a animada conversa de alguns desavisados, numa mesa próxima ao palco.





Adoro cinema, mas confesso que vou pouquíssimo. E, quando vou, quase sempre me aborreço. Celulares ligados, gente sem educação alguma, conversando como se estivessem na sala de suas casas ou num bar. Por isso, prefiro aguardar o lançamento dos filmes em DVD. Assim posso assisti-los no conforto e no silêncio de meu lar-doce-lar.

É claro que ninguém nasce sabendo. Eu não nasci sabendo, mas aprendi com meu pai e freqüentando teatros, museus, salas de concerto, recitais, enfim. Minha filha não nasceu sabendo, mas aprendeu muito cedo, quando comecei a levá-la ao teatro, ao cinema e aos shows infantis. Até hoje, quando não sei ao certo como me portar em determinada situação ou em determinado lugar, simplesmente pergunto para alguém que já passou pela experiência. E também ensinei isso para minha filha. Não sabe? Pergunte. Não é vergonha perguntar.


E como nunca é demais saber....


Um concerto ou um show é sempre diferente de um barzinho com música ao vivo ou com música ambiente. Vá para assistir à orquestra ou ao cantor favorito, não para conversar ou fazer fofoca. Desligue o celular, por favor! Se você estiver gripado, com crises de espirro ou de tosse, faça um favor a si mesmo e aos outros: não vá. Fique em casa descansando e se recuperando. E se por acaso você for vítima de um acesso de tosse inesperado, retire-se imediatamente do recinto. Balas? Evite come-las durante a apresentação. Faça isso durante os intervalos. Não consegue? Então, evite as balas barulhentas ao serem desembrulhadas. Deixe para contar piadas depois. Até pra ser palhaço tem hora e local adequados. Conhece a música? Ótimo. Mas nada de acompanhar o ritmo batendo o pé, batucando na mesa ou no braço da cadeira. Se você não estiver gostando do concerto ou do show, aguarde o intervalo entre duas músicas e, educadamente, peça licença e se retire. E essas dicas também se aplicam a uma peça de teatro ou ao cinema.




Em concertos e recitais só se aplaude no final da peça (jamais entre os movimentos). Em relação às óperas, depende muito, pois cada uma possui um roteiro de aplausos, trechos onde a platéia, não raro, chega a agir como claque, como depois de uma ária famosa, por exemplo.



Muita gente pode achar que isso é frescura, coisa de gente metida, enfim. Mas eu repito o que sempre digo. Gentileza, elegância e educação, cabem em qualquer lugar e em qualquer situação.
Nice Pinheiro

Nenhum comentário: