terça-feira, 19 de julho de 2011

POIS É...ISSO É O BRASIL...

Por Nice Pinheiro



As notícias sobre corrupção, subornos, superfaturamentos e outros absurdos mais que o setor público das esferas federal, estadual e municipal estão produzindo não é novidade. Sempre rolou essa vergonha que esta aí - para todo o mundo ver, mas somente de alguns anos para cá a mídia começou a divulgar as denúncias e os fatos. De fato.






O Ministério dos Transportes e o Dnit estão na berlinda. A presidente reagiu rapidamente às denúncias com algumas demissões e a exigência de uma reestruturação urgente . O desvio de verba destinada à reconstrução de Teresópolis e Nova Friburgo está no ar. Investiga daqui, investiga dali e a coisa vai fedendo cada vez mais. Apenas dois exemplos mais recentes dos escândalos, quase que diários, que assolam o país.




É muito bom que todos fiquem sabendo das maracutaias, das falcatruas dos políticos brasileiros e dos gestores públicos nomeados por acordos entre governos e partidos, por favorecimento político e coisa e tal. É o resultado da certeza da impunidade. E o que o povo brasileiro faz em relação a essa sujeira toda que está aí? Nada. Absolutamente nada. O brasileiro reclama com o vizinho, com o garçom, com o colega de trabalho. E ponto. Tem futebol, pagode, carnaval. E tem funk, axé e sertanejo.


A copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estão aí. E quanto isso vai custar? Quem se importa? Isso não importa. O que importa é que “nós” perdemos quatro cobranças seguidas de pênalti na Copa América! Que absurdo!


Absurdo? Sabe o que eu considero absurdo? Somos o 6º país mais violento do mundo, estamos entre os países que menos combatem a corrupção, ocupamos o topo da lista dos países com a maior taxa de juros, estamos em 73º lugar no ranking anual de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) feito pela ONU (Organização das Nações Unidas), e estamos em décimo lugar no ranking da desigualdade. A distribuição de renda no Brasil é a pior do mundo, em que os 10% mais ricos ganham 28 vezes a renda dos 40% mais pobres.




Somos o 12° país no ranking mundial de homicídios de mulheres, estamos na 19ª posição no ranking de países com mais casos de tuberculose, somos líder no ranking de países com maior incidência de crimes de pedofilia na internet e o terceiro colocado dentre os países com índice de abusos sexuais de crianças e adolescentes. Somos o país com a maior taxa de evasão escolar no Mercosul. Mas também somos o terceiro país do mundo na realização de cirurgias plásticas!



É lamentável que o Brasil seja assim. É triste ver o Brasil nessa situação. Um país que não tem terremoto, tsunami ou vulcão. Um país de riquezas naturais e de natureza exuberante. Poderíamos estar entre os melhores países para se viver. Mas com esses políticos corruptos e amorais que o povo elege, com esse sistema tributário abusivo e com esse código penal arcaico e, por vezes, absurdo, fica impossível. Como cobrar ou exigir respeito, admiração e patriotismo? Não dá. Até porque, respeito e admiração se conquistam...



Mas quem se importa? O importante é saber quem vai matar quem em “Insensato Coração”. Quem separou de quem? Quem casou com quem? Quem ficou com quem? Qual foi o barraco do dia? O vestido de fulana, a maquiagem de sicrana, o sapato de beltrana. O importante é que a Fazenda vem aí. E que venha o Big Brother! E assim caminha o Brasil...

2 comentários:

Indignado disse...

Nice, muito bom o teu comentário. Se todos pensassem como tu, talvez pudéssemos fazer uma revolução (não armada) de idéias e expulsássemos todos estes infelies que destróem nosso País com a corrupção, "direitos humanos?", impunidade, ideologias ultrapassadas, etc.
Parabéns.

NICE PINHEIRO disse...

Olá,
Sinceramente, eu preferia não escrever uma linha sobre isso, mas estou sufocando com toda essa nojeira. Obrigada pela participação.

Nice Pinheiro