sábado, 23 de julho de 2011

PRA VER NA TV...

DA BOSSA AO PROTESTO



O Musicograma deste sábado (23), traz a música de protesto de Nara Leão e a bossa de Carlos Lyra. O programa apresenta depoimentos dos dois artistas e de Sérgio Cabral, historiador da música popular brasileira. A edição também exibe duas gravações de Nara e Lyra interpretando a mesma música: Minha Namorada.


A maior resistência da cultura à censura aconteceu durante o período em que Nara Leão iniciou e firmou sua carreira. A voz pequena e lamentosa de Nara foi a trilha sonora da época. Do discutido marco zero da Bossa Nova em 1958, até o golpe militar de 1964, o movimento mudou radicalmente.




Carlos Lyra foi o responsável pela aproximação de Nara aos sambistas do morro. Do encontro, nasceu o musical Opinião. Em 1965, Nara estreou no Teatro de Arena o espetáculo Liberdade Liberdade, de Millôr Fernandes. Enquanto isso, gravava o álbum Opinião de Nara, com o repertório do musical. Na divulgação do disco, ela assumiu de corpo e alma o engajamento político e polemizou com frases fortes. Nara Leão morreu aos 47 anos de idade, em 1989.



Para quem curte história, estória, música e músicos de qualidade, taí um programaço! Imperdível! É hoje, sabadão, às 21h30. O programa é reapresentado as segundas, à 0h30.



DISPUTAS FINAIS E ENCERRAMENTO DOS JOGOS MUNDIAIS MILITARES


A TV Brasil segue com a maior cobertura, e transmissão da tv aberta, da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares. O Brasil certamente faz uma campanha muito superior que a alcançada em 2007, na Índia, quando não ficou nem mesmo entre os trinta primeiros colocados. Até o momento, Brasil e China disputam as primeiras colocações no quadro de medalhas.




Neste domingo, dia 24, a partir das 10 horas da manhã, a TV Brasil transmite as disputas finais dos Jogos da Paz. Às 15h e ao vivo, o Stadium apresenta um panorama resumido do quadro de medalhas e as últimas notícias do evento. Já às 17h, o Especial Balanço dos Jogos mostra um apanhado geral e completo destes dias de competições. E logo após, às 18 horas, a emissora transmite a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Mundiais Militares, diretamente do Estádio João Havelange, o Engenhão.



O vôlei de areia tem despontado, mas em quadra, tanto a equipe masculina quanto a feminina estão muito bem. No futebol, o Brasil é favorito para chegar à decisão, tanto no masculino quanto no feminino. No basquete a seleção brasileira, perdeu na estreia, mas segue na disputa por uma medalha. No Atletismo, grandes estrelas da modalidade, como Jadel Gregório e Vicente Lenílson, provavelmente consigam mais de uma medalha de ouro para a equipe militar nacional. É neste domingo, dia 24, a partir das 10 horas, na TV Brasil.



Nenhum comentário: