quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TE ORIENTA NEYMAR...




O "moleque" tem tudo para ser um craque de verdade. Quase tudo. Porque só sorte e talento com a bola não bastam para fazer um ídolo no futebol. É preciso ter respeito ao clube, ao time e aos torcedores, responsabilidade, caráter, educação. Ademir da Guia, Leônidas da Silva, Tostão, Pelé e Zico, entre outros, são exemplos de craques que tornaram-se ídolos. E o que pode acontecer com essa garotada nova quando seus "ídolos" são jogadores como os Edmundos, Romários, Adrianos e Brunos da vida??? Pois é. Os maus exemplos estão por toda a parte, em todos os lugares. E a cada dia que passa, a situação piora.





Dorival Jr. foi demitido porque exerceu sua autoridade (com o direito que o cargo de técnico lhe confere), porque ousou "castigar" o moleque que vinha aprontando sem cerimônia alguma. Sim, Neymar passou rapidamente de craque à moleque. E o resultado é que nem Mano Menezes quer saber dele. Viu no que deu menino? O que foi que você ganhou com isso? Nada! E se você está achando que saiu por cima só porque a diretoria do clube preteriu a disciplina, a justiça e o bom exemplo, privilegiando o mau exemplo e a indisciplina, está muito enganado! Vai achando, vai acreditando que tá podendo...





Está na hora das diretorias dos clubes pensarem mais em seus jogadores. E agir com mais rigor. É necessário dizer não. É necessário o castigo. É necessário impor limites e exigir responsabilidades. Chega de tanta permissividade. Mas também é necessário amparar, apoiar, orientar. E é por isso que eu acredito que os clubes deveriam começar a implantar com urgência um serviço psicológico para os jogadores de todas as categorias. Isso mesmo. É preciso "segurar"o ego dessa garotada que começa a ganhar dinheiro e fama da noite para o dia. É preciso conter a arrogância, o orgulho exagerado. É preciso que alguém lhes faça perceber que tudo na vida tem um preço, e que eles não estão acima do bem e do mal. E que não ficarão impunes para sempre. Que nem todos são condescendentes.





Te orienta Neymar... Não desperdice a oportunidade garoto. Não arrisque perder o que você conquistou até agora e o que ainda poderá conquistar. Seja um bom exemplo. Até porque, a verdade é que estamos sem ídolos no futebol há muito tempo! Seja referência positiva para crianças e jovens. Seja orgulho para seu clube e para a torcida. Seja motivo de felicidade para os que tem e para os que terão o privilégio de conviver com você. Seja um ídolo!

Nenhum comentário: