segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A HISTÓRIA DA PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DO RIO DE JANEIRO - TV TUPI CANAL 6

A data redonda de sessenta anos da inauguração da televisão carioca foi celebrada com o lançamento do livro “TV Tupi do Rio de Janeiro, uma viagem afetiva”, de Luis Sergio Lima e Silva, na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio de Janeiro, nesta segunda, dia 24, às 19 horas.




Em 20 de janeiro de 1951, data da fundação da cidade, a TV Tupi Canal 6 foi inaugurada na Praça Mauá, no prédio da Avenida Venezuela, com antena instalada no Morro do Pão de Açúcar.


Dezoito pioneiros deram depoimentos para a confecção do livro, ajudando a contar a trajetória de 29 anos de existência do canal 6, são eles: Adonis Karan, Almeida Castro, Aparecida Menezes, Aracy Cardoso, Bibi Ferreira, Doris Monteiro, Fernanda Montenegro, Flavio Cavalcanti Jr, João Loredo, José Bonifácio de Oliveira, Lídia Mattos, Maria da Glória, Maria Pompeu, Maurício Sherman, Neila Tavares, Neyde Aparecida, Osmar Frazão e Sérgio Britto.



Vedetes (Virginia Lane)

Também colaboraram com informações e material de seus acervos particulares: Alexandre Freitas (por Gilberto Martinho), Cidinha Campos, Dirceu Camargo, Eva Todor, Léa Penteado, Luiza Biá, Norma Blum, Nelson Hoineff, Thereza Amayo e Yoná Magalhães.




A partir da ótica de um menino de sete anos, que começou a assistir televisão em seus primórdios, o autor faz um recorte vivo de suas observações e lembranças, estendendo-se até a idade adulta, a “ascensão e queda”, até o fechamento da emissora pelo governo militar em 1980. Daí a viagem afetiva que o coordenador da Coleção Aplauso, Rubens Ewald Filho , batizou no título da obra. É a memória emotiva acionada, a serviço de abrangente trabalho de pesquisa.


O Sítio do Picapau Amarelo na TV Tupi, em 1957

O livro, em formato 18 X 24 cm, tem 240 páginas com mais de 200 ilustrações.

TV TUPI DO RIO DE JANEIRO, UMA VIAGEM AFETIVA

Luis Sergio Lima e Silva
Coleção Aplauso – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo




Fonte: Outrolado.com.br

Nenhum comentário: