segunda-feira, 19 de outubro de 2009

UMA VACA MATOU HELINHO

Acabei de receber uma notícia muito triste. Nosso querido Helinho faleceu hoje de madrugada. Um rapaz novo, alegre, cheio de esperanças e planos. Alegria, esperanças e planos que foram interrompidos estupidamente nesta madrugada, quando Helinho retornava de Penedo e atropelou uma vaca.




Há pouco tempo, no Curtas e Rápidas do dia 25 de agosto, postei sobre o perigo dos animais nas estradas e nas ruas. Nosso amigo foi mais uma vítima da negligência dos proprietários de animais e do poder público. Sim, do poder público também.




Quantas pessoas ainda terão que morrer vítimas de acidentes fatais provocados por animais abandonados por seus donos irresponsáveis? Quantas famílias e amigos ainda terão que chorar a perda de pessoas queridas? Há que se elaborar uma lei que puna severamente os proprietários de animais que não mantêm os bichos em locais adequados, devidamente cercados, permitindo que fujam e causem acidentes fatais. Como aconteceu com Helinho e tantas outras vítimas.



Os vereadores de Itatiaia devem agir com urgência! Ou vão esperar que seus filhos, pais, sobrinhos ou amigos sejam uma das vítimas da negligência de criadores de gado ou de qualquer outro animal? Talvez um morador “ilustre” de Penedo, que é distrito de Itatiaia. É cavalo, é boi, é vaca, é cachorro....Os animais fogem e circulam pelas estradas e ruas, livremente. E os acidentes, quase sempre fatais, continuam. Para agravar a situação, as ruas de Penedo são mal iluminadas. Sem falar na estrada principal, que não tem iluminação alguma. É um breu total. De quem é a responsabilidade pela iluminação pública?




E o proprietário dessa vaca? O que acontecerá com ele? Nada! Nem crise de consciência por ter matado uma pessoa, não é? Pois é.

2 comentários:

Unknown disse...

o acidente foi na via dutra...

NICE PINHEIRO disse...

Olá Hugo. Quando soube da notícia, logo pela manhã, fui informada que a tragédia aconteceu em Penedo. No velório, fiquei sabendo que foi na Dutra. Mas tudo que falei na matéria sobre Penedo continua valendo. Não importa. É real, é fato. Em relação à Dutra, a falha foi grande. A pista deveria ter sido interditada. A tal vaca vinha sendo acompanhada desde a Graal, segundo informações no velório. O fato é que há que se tomar providências quanto aos proprietários de animais que fogem e ficam perambulando pelas ruas, colocando em risco a vida de todos. Seja em Resende, em Penedo, em São Paulo, ou em qualquer outro lugar. A estrada de acesso à Penedo é absurdamente perigosa, tanto pelos animais que vivem passando por ali quanto pela total falta de iluminação. É incontestável. E a Nova Dutra tem a obrigação de evitar esse tipo de acidente. Se precisar, que feche a estrada, mas resgate o animal primeiro. E que não devolva! Se o dono não cuida, doe para quem cuida. É isso. Obrigada pela participação.
abs
Nice Pinheiro