quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IV FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL

O Festival BNB da Música Instrumental chega à sua quarta edição, no período de 08 a 31 de outubro. É a promoção da diversidade musical reiterando a importância da abertura de mais espaços para a movimentada cena instrumental brasileira. Embora contando com uma programação que desconhece fronteiras, a produção nordestina é destaque. Este ano, o Festival segue até a cidade de Natal, onde serão realizados espetáculos no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. Ao longo deste mês, nada menos que 34 formações instrumentais, movimentam dezenas de músicos, de diferentes trajetórias, influências e propostas estéticas. Atenção Nordeste!




CAMERATA BRASILEIRA




Com uma abordagem pouco convencional, o quarteto gaúcho tem investido na expansão das fronteiras estéticas do Choro em autorias e releituras que desafiam conceitos e preconceitos sonoros, com generosas doses de liberdade e atrevimento artístico. O resultado é um trabalho de qualidade, híbrido, intrigante e provocativo, que desde 2002 vem dividindo opiniões, desafiando rótulos e conquistando ouvidos.




Em sua discografia, o grupo registra o lançamento de "Deixa Assim..." (2004) e "Noves Fora" (2006). A Camerata Brasileira é formada por Moysés Lopes (violão), Rodrigo Siervo (sopros), Rafael Ferrari (bandolim) e Edgar Araújo (percussão). Outras influências do quarteto de Porto Alegre estão em gêneros musicais como o jazz, o baião e o rock. No trabalho, também, conceitos como experimentalismo, psicodelia, improvisação, tradição e contemporaneidade.



Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri
Rua São Pedro, 337
Centro
Juazeiro do Norte – CE
Quarta-feira
21 de outubro
19h
(88) 3512.2855
Gratuito






ALEXANDRE ATMARANA




O violonista Alexandre Atmarama, nascido em Natal-RN no ano de 1962, iniciou seus estudos musicais em 1978 na Escola de Música da Universidade do Rio Grande do Norte, onde permaneceu durante cinco anos. Após longos anos dedicados exclusivamente a vivência da filosofia e ensinamentos orientais, em 1997 retomou sua carreira artística através da I Orquestra de Violões do Ceará, tendo em seguida retornado a Natal onde atua como pesquisador musical, se apresenta como violonista e leciona cursos de violão em instituições como a Escola de Música da UFRN, Instituto Waldemar de Almeida e Conservatório de Música da UERN.




Recentemente teve o livro "Doze Composições para Violão" publicado pela Editora da UFRN. Em suas pesquisas, estudos e composições, além de músicas ao violão solo, desenvolve técnicas direcionadas ao instrumento. IMALT, título do seu primeiro álbum, é uma dessas técnicas. Com Bacharelado em violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Atmarama dedica-se também ao estudo do Sitar, instrumento tradicional da Índia.




Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa
Rua Cel. José Gomes de Sá, 7
Centro
Sousa – PB
Quarta-feira
21 de outubro
19h30
(83) 3522-2980
Gratuito






RICARDO CARDOZO




12h30 - Rodrigo Cardozo é um violinista, violonista, guitarrista e compositor brasileiro, nascido na cidade de Fortaleza, Ceará, em 1978. Iniciou seus estudos musicais durante a infância com a flauta doce. Ainda cedo interessou-se também pelo violino, por influência de seu pai que aprendia a tocar o instrumento na época. Foi aos 14 anos que Rodrigo despertou interesse pelo violão, tanto por influência de seu pai, que já dominava o instrumento, quanto pelo contágio do rock blues de Eric Clapton, influência musical muito forte na vida do artista. Aos 16 anos tornou-se professor de violino e aos 17 iniciou a criação de seus próprios arranjos e suas primeiras composições, resultado de muito convívio com diversos instrumentos e estilos musicais. Em janeiro de 2008, assumiu a Coordenação da Camerata da Unifor e além, das funções já acumuladas, passou a ser também o regente do grupo. Atualmente está divulgando em diversos eventos seu trabalho solo, do qual você pode ver uma pequena amostra no CD Novos Horizontes, gravado em meados de 2007, onde passa uma idéia da mescla de estilos que é capaz de dominar. Atualmente está preparando o repertório de seu próximo CD e gravando mais uma trilha para teatro.




MARCELO LEITE




18h30 - Marcelo leite, Flautista e Professor, iniciou Banda D.Luiza Távora do Colégio Piamarta – Fortaleza (CE) no ano de 1991 onde excursionou por diversos Países da Europa, como Itália, Alemanha, Áustria, Portugal, nos anos de 1994, 1997 e 2000. Em 1998 ingressa na Universidade Estadual do Ceará – UECE no curso de Bacharelado em Música. Paralelamente participa de grupos, como MiraÍra, Grupo de Tradições Cearense, divulgando a música brasileira, regional e folclórica. Como instrumentista, inicia em 2000 um trabalho de pesquisa sobre a Música Brasileira, em especial o Samba e o Choro. Monta o Show “Marcelo Leite interpreta Cartola” se apresentando em Centros Culturais e escolas no Estado do Ceará. Em seguida vieram: “Marcelo Leite interpreta Noel Rosa” e fechando uma trilogia, “Marcelo Leite interpreta Nelson Cavaquinho”. Sempre contando um pouco da história dos mestres e tocando suas composições.




Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
Rua Floriano Peixoto, 941
Centro
Fortaleza – CE
Quarta-feira
21 de outubro
12h30 e 18h30
(85) 488.4100
Gratuito

Informações do ejazz


Nenhum comentário: