quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CULTURA EM RESENDE: I CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Neste fim de semana, Resende reúne os poderes públicos e a sociedade civil para debater e elaborar propostas relacionadas à cultura. É a I Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.



A cultura ocupa um papel central no processo dedesenvolvimento das cidades, exigindo das gestões locais o planejamento e a implementação de políticas públicas. Políticas que valorizem as raízes históricas e culturais da cidade, que reconheçam e promovam a diversidade das expressões culturais, e que trabalhem a cultura como um importante fator de desenvolvimento econômico e de união social. Todos os municípios brasileiros estão realizando Conferências de Cultura. Depois virão as Conferências Estaduais. E, em março de 2010, a Conferência Nacional.














Através da mobilização de artistas, produtores culturais, grupos e entidades culturais, intelectuais, estudantes, professores e representantes de diversos setores do Governo Municipal, vamos construir propostas para pautar políticas de cultura. A Conferência Municipal de Cultura é parte integrante da Conferência Nacional de Cultura. Em caráter deliberativo, essa Conferência definirá o Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos, com a discussão e definição das diretrizes das atividades culturais do município, e elegerá os delegados que representarão nossa cidade na Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em dezembro de 2009. Dessa forma, o Plano Municipal de Cultura será construído em bases sólidas e democráticas, enriquecida pela participação de todos os segmentos culturais e de todos que se interessam pela cultura.











A cerimônia de abertura será no sábado, às 13 horas, e contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); do presidente da FCCMM, jornalista Laís Amaral; da chefe da Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo; do presidente da Comissão de Cultura da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), deputado Alessandro Molon (PT-RJ), do subsecretário de Gestão da Secretaria de Cultura do Estado, Luiz Fernando Zigliani, da Assessora da Coordenadoria de Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura do Estado, Aline Carvalho, da Assessora da Comissão Cultural da Alerj, Leni Medeiros, e da Consultora do Sebrae, Marcy Menandro. O credenciamento dos participantes começará às 11 horas, no auditório do Sindicato Rural. Participe!




PROGRAMAÇÃO DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA




Dia 17 de Outubro



Sindicato Rural (em frente ao Resende Shopping)



Credenciamento:11 horas



Abertura: 13 horas



Apresentação dos Eixos Temáticos: 14 horas



* Gestão e Institucionalidade da Cultura
Ana Lucia Pardo





* Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Aline Carvalho





* Cultura, Cidade e Cidadania
Leni Medeiros





* Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Luiz Fernando Zigliani





* Cultura e Economia Criativa
Marcy Menandro





Café: 16h30



Formação dos Grupos de Trabalho: 17 horas




Encerramento: 18 horas




Dia 18 de Outubro




Colégio Anglo Vestibulares
Rua 29 de setembro 139

Bairro Comercial




Café: 9 horas



Conclusão e redação dos documentos dos grupos
por Eixo Temático: 10 horas




Eleição dos Delegados: 11h30




Encerramento: 12h30

Nenhum comentário: