sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EM RESENDE TEM MUITA GENTE PARANDO!

O Programa de Controle do Tabagismo foi implantado pela Prefeitura de Resende em abril deste ano. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana que dos 316 pacientes atendidos no período de abril a setembro, 275 conseguiram abandonar o vício. No mês de outubro, foram abertos novos grupos, que atendem hoje mais 168 pacientes.




O Programa de Tabagismo acontece atualmente em 13 unidades de saúde da Prefeitura: Vila Vicentina/Santo Amaro, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Cidade Alegria, Manejo, Cabral, Engenheiro Passos, Baixada Olaria, Itapuca e Visconde de Mauá, além do Hospital de Emergência e dois grupos existentes no Centro Administrativo da Prefeitura. Em janeiro de 2011, o programa passará a ser realizado também nos postos de saúde dos bairros Novo Surubi, Surubi Velho, Morro do Cruzeiro, São Caetano, Jardim Primavera e na Santa Casa.




Qualquer pessoa interessada em parar de fumar pode procurar as unidades para se inscrever. Cada grupo disponibiliza quinze vagas. O tratamento tem a duração de três meses e é totalmente gratuito. Além das sessões de terapia, os cidadãos inscritos recebem adesivos e gomas de mascar, que são repositores de nicotina. Dependendo da necessidade, o médico responsável pelo atendimento faz também a prescrição de medicamento para diminuir o nível de ansiedade do paciente e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência.


O Programa de Controle de Tabagismo desenvolvido pela Prefeitura na rede pública segue as normas do Ministério da Saúde, que propõe um tratamento individual, com abordagem em grupo. Através dos adesivos e das gomas, a nicotina é retirada gradativamente do organismo do paciente. Na primeira sessão, as pessoas interessadas em abandonar o vício passam por uma avaliação do grau de dependência. De acordo com o resultado desta sessão inicial, é proposto um tratamento específico para aquele paciente. Após o período de três meses, os pacientes atendidos continuam sendo acompanhados pelo programa.





Quer parar de fumar? Procure uma das unidades de saúde acima e inscreva-se! Você quer? A Prefeitura te ajuda a abandonar o vício da nicotina, a reconquistar sua saúde e poupar uma graninha: a que você queima a cada cigarro que fuma...


Informações da PMR

Nenhum comentário: