O Programa de Controle do Tabagismo foi implantado pela Prefeitura de Resende em abril deste ano. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana que dos 316 pacientes atendidos no período de abril a setembro, 275 conseguiram abandonar o vício. No mês de outubro, foram abertos novos grupos, que atendem hoje mais 168 pacientes.

O Programa de Tabagismo acontece atualmente em 13 unidades de saúde da Prefeitura: Vila Vicentina/Santo Amaro, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Cidade Alegria, Manejo, Cabral, Engenheiro Passos, Baixada Olaria, Itapuca e Visconde de Mauá, além do Hospital de Emergência e dois grupos existentes no Centro Administrativo da Prefeitura. Em janeiro de 2011, o programa passará a ser realizado também nos postos de saúde dos bairros Novo Surubi, Surubi Velho, Morro do Cruzeiro, São Caetano, Jardim Primavera e na Santa Casa.

Qualquer pessoa interessada em parar de fumar pode procurar as unidades para se inscrever. Cada grupo disponibiliza quinze vagas. O tratamento tem a duração de três meses e é totalmente gratuito. Além das sessões de terapia, os cidadãos inscritos recebem adesivos e gomas de mascar, que são repositores de nicotina. Dependendo da necessidade, o médico responsável pelo atendimento faz também a prescrição de medicamento para diminuir o nível de ansiedade do paciente e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência.
O Programa de Controle de Tabagismo desenvolvido pela Prefeitura na rede pública segue as normas do Ministério da Saúde, que propõe um tratamento individual, com abordagem

Quer parar de fumar? Procure uma das unidades de saúde acima e inscreva-se! Você quer? A Prefeitura te ajuda a abandonar o vício da nicotina, a reconquistar sua saúde e poupar uma graninha: a que você queima a cada cigarro que fuma...
Informações da PMR
Nenhum comentário:
Postar um comentário