domingo, 13 de junho de 2010

UMA CRIA E A OUTRA EXCLUI! NÃO PODE!

A Universidade Federal do Rio de Janeiro criou o primeiro curso superior/bacharelado em bandolim no Brasil. Maravilha! Enquanto isso, na capital do país, a Escola de Música de Brasília excluiu o concurso público de caráter temporário para professores de bandolim, cavaquinho e violão sete cordas. Revoltante!


A exclusão já foi publicada no Diário Oficial. E as perguntas que não querem calar são as seguintes: por que estes cursos foram excluídos? E por que a exclusão dos cursos não foi comunicada aos alunos e professores? E como ficam os alunos que já estão matriculados nestes cursos?


Bandolim



Pois é. A falta de respeito pela música e pelos músicos é cada dia maior neste país. Dificilmente isso aconteceria no esporte. Existe toda uma mobilização em relação ao esporte, já em relação à música....Qualquer dia vão acabar com a música no Brasil!


O que mais me impressiona é isso acontecer justamente em Brasília, onde desde 1977 temos o mais conceituado Clube do Choro do país! Sergio Cabral (o historiador musical e jornalista), afirma que o Clube do Choro de Brasília é uma das instituições culturais mais importantes do país. E, por que será?


Cavaquinho



Bandolim, Cavaquinho e Violão Sete Cordas. A Escola de Música de Brasília está suprimindo o aprendizado destes três instrumentos. Pior do que isso. A Escola de Música de Brasília está suprimindo o direito dos alunos já matriculados e dos que estariam interessados em estudar estes instrumentos. Acredito que o caso necessite de algo além de um abaixo assinado.


Fiquei sabendo dessa situação pelo bandolinista Jorge Cardoso. Situação que deve ser divulgada e defendida em prol da continuidade destes cursos na Escola de Música de Brasília. Jorge é colunista do site Bandolim e há muitos anos divulga o curso de Bandolim da referida Escola. Quer colaborar com a causa? O site Bandolim disponibilizou um espaço para que as pessoas escrevam e expressem sua opinião. Basta clicar http://www.bandolim.net/bandolim-est%C3%A1-fora-da-escola-de-m%C3%BAsica-de-bras%C3%ADlia.



Violão sete cordas


Não conhece ou não lembra quem é Jorge Cardoso? Em maio de 2008 fiz uma entrevista com ele. Clique aqui e leia (ou releia) na íntegra

Nenhum comentário: