A cidade do Rio de Janeiro pode ganhar um complemento que ampliará seu roteiro turístico e cultural se a Câmara Municipal aprovar a emenda do vereador Paulo Messina (PV-RJ) ao projeto Porto Maravilha, como é conhecido o projeto de revitalização da Zona Portuária. Caso a emenda seja aprovada, a Prefeitura do Rio terá que reformar os prédios e áreas históricas da região que abriga grandes monumentos históricos como a Pedra do Sal, o Cemitério dos Pretos Novos e a Rua Sacadura Cabral, que possui uma série de prédios onde funcionavam os mercados de escravos.
A emenda de Messina especifica a criação de um Circuito Histórico-Cultural, cuja proposta é organizar e manter vivo o patrimônio imaterial da região onde o samba nasceu. É a preservação da história.
Com a aprovação da emenda, haverá a instalação de placas para sinalizar os locais históricos e a capacitação de guias turísticos para orientarem quem percorrer a parte histórica da Zona Portuária, como já acontece na cidade pernambucana de Olinda.
A reestruturação do corredor histórico-cultural trará mais oportunidades de negócios para a Zona Portuária. Mas, na opinião do historiador Milton Teixeira, além da Zona Portuária é necessário que se reforme também a Praça 15.
Como recurso, a emenda irá contar com 3% do Cepac (título imobiliário reservado para o financiamento e preservação do patrimônio cultural). O projeto que cria o Circuito Histórico-Cultural deve ser votado ao final deste mês.
Fonte: JB Online
2 comentários:
Nice já pensou que maravilha!
Esse local histórico merece ser preservado e utilizado.
Bom demais!
Bjocas
Linda terça
Pois é Regina. Talvez eu até volte para o Rio de Janeiro um dia..rsrsrs.Tô brincando...rs. Apesar de ter escolhido Resende para viver, amo o Rio de Janeiro. E, é verdade. Talvez um dia eu volte a morar aí...Quem sabe? srsrsrs....
bjs amiga
Postar um comentário