sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PARTO NORMAL OU CESARIANA?

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, desta sexta, dia 02, às 13h, discute as políticas de atendimento nas maternidades públicas e privadas. A escolha entre o parto normal ou a cesariana promete ser um dos pontos mais polêmicos. Apesar da campanha do Ministério da Saúde, em parceria com a ANS, pela adesão das gestantes ao parto normal, a cesárea registrou aumento na rede privada de saúde. No SUS, a queda foi de 0,8%.



No programa Sala de Convidados o público participa ao vivo pela WEB www.canalsaude.fiocruz.br , no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122.Se preferir, antecipe a participação pelo canal@fiocruz.br.




As políticas de saúde voltadas para os direitos sexuais e reprodutivos da mulher sofreram mudanças nos últimos anos. Em 2004, foi criado o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, a primeira pactuação entre gestores e sociedade civil organizada apoiada pelas 27 unidades federadas. Já no ano passado, o Ministério da Saúde (MS) lançou a Política Nacional pelo Parto Natural e Contra as Cesáreas Desnecessárias, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De cada dez bebês que nascem no Brasil, oito vêm ao mundo por intermédio de cesáreas nos hospitais particulares - número quatro vezes maior que a média verificada na Europa e nos Estados Unidos.





Para interagir com telespectadores e internautas, estarão no estúdio a coordenadora da área de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Lena Peres; a professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maysa Gomes; e o consultor em Amamentação do Método Mãe-Canguru, Marcus de Carvalho.




Participe ao vivo com sua opinião.




Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/ nbr . Para assistir no site do Canal Saúde, acesse www.canalsaude.fiocruz.br , clique na TV com a inscrição "ao vivo" e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.




Informações da Assessoria de Comunicação do Canal Saúde/Fiocruz

Nenhum comentário: