sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

MAIS EMPREGOS II...

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Resende e a Coordenação do Programa Estadual Rio-Látex, assinaram nesta sexta-feira, dia 14, um protocolo de intenções para a implantação de uma estação experimental de plantio de seringueira para a produção de Látex (matéria-prima da borracha).








Pelo documento, que também tem como parceiro a multinacional Michelin Pneus, a estação deve ser implantada na área localizada no entorno do Parque de Exposição de Resende.

A princípio a fábrica vai doar ao município cerca de quatro mil mudas da planta. A intenção é que já em 2008 sejam produzidas nove mil mudas da árvore. A seringueira é uma das culturas que mais gera renda e emprego no campo, segundo a Rio-Látex .





O preço do látex vem subindo no mercado internacional e o Brasil importa mais de 60% do que consome. De acordo com a Pesagro/Embrapa, o Sul e o Noroeste fluminense apresentam excelentes condições climáticas e de solo para o seu plantio.





A expectativa é reduzir a dependência de importação da matéria-prima, ampliando o plantio para mil hectares nos próximos dois anos em todo o estado, gerando 250 empregos, incentivando a agricultura familiar e fomentando a industrialização da borracha no estado. A Michelin se comprometeu, no futuro, a comprar toda a produção das seringueiras de Resende.

Além da Prefeitura de Resende, a Michelin e a Rio-Látex, participam do projeto as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia; de Desenvolvimento Econômico; e de Agricultura, Abastecimento e Pesca.







CRESCE RESENDE! UHU!

Nice Pinheiro

fonte: ACOM

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice, isso é ótimo.

Gerar novos empregos, a economia aumenta, isso sim é lucro.

Como sempre digo, somos abençoados, aqui, tudo que se planta, dá.

Os estudos são avançados, e o solo brasileiro é rico, muitas variedades podem ser trazidas de outros países, pois nosso clima é altamente generoso, a adaptação de certas espécies quando são plantadas aqui, florescem lindamente, porque sabem que nosso solo é coração de mãe, são cercadas de cuidados e muito carinho, sempre!

Beijão perfumado!