quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MARCAÇÃO DE CONSULTAS EM RESENDE

Mais um serviço para agilizar e ampliar a marcação de consultas com médicos especialistas nas unidades médicas de referência de Resende. Todas as vagas disponíveis para consultas especializadas nas unidades de referência - postos de saúde do Manejo, Paraíso e Resende, que fica em frente ao Colégio Santa Ângela (Centro) - estarão disponíveis no sistema. Apenas a unidade da Cidade Alegria ainda não foi inserida no novo serviço.





Se uma dessas unidades não oferecer o atendimento da especialidade pretendida, a consulta poderá ser agendada para outra unidade que ofereça o serviço.



Os moradores das comunidades de abrangência do Programa Saúde da Família (PSF) já contam com uma Central de Marcação de Consultas.





CARTÃO SUS – Além do novo serviço de marcação de consultas especializadas, a Secretaria Municipal de Saúde informou também que para receber qualquer atendimento nas unidades de saúde do Município, o cidadão deverá fazer o Cartão SUS, atendendo com a uma determinação do Ministério da Saúde. Esse cadastro já é obrigatório em outros municípios, como Volta Redonda e Rio de Janeiro. No caso de Resende, os pacientes podem se cadastrar nos postos do Manejo, Cidade Alegria e Paraíso, além do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), que funciona ao lado do Hospital de Emergência. Os documentos necessários são os seguintes: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os usuários sem o Cartão SUS não serão impedidos de agendar as consultas, mas receberão a orientação para providenciar o documento no menor espaço de tempo possível.



O cadastramento através do Cartão SUS permite a organização de um banco de dados em nível nacional para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, além de permitir maior controle do Ministério da Saúde. Já a Secretaria Municipal de Saúde poderá também conhecer melhor a demanda dos serviços de saúde e ampliar a oferta, de acordo com a necessidade da população. O Cartão SUS será entregue na casa do usuário.



Informações da PMR

Nenhum comentário: