domingo, 14 de agosto de 2011

FESTIVAL DE CHORO E SAMBA DE PARATY TEVE PAULINHO DA VIOLA E MAIS...

Cidade que trabalha Cultura com seriedade e respeito à população e aos visitantes oferece sempre eventos de qualidade. Parati é um belíssimo exemplo. Neste fim de semana aconteceu o 1º Festival de Choro e Samba de Paraty, de 12 a 14 de agosto.


Luiz Melodia, Paulinho da Viola, Daniela Spielmann, Áurea Martins, Henrique Cazes, Joel do Nascimento e Zé da Velha e Silvério Pontes, além de artistas locais, apresentaram-se no Largo Santa Rita, no Centro Histórico.





Nesta primeira edição, o grande homenageado foi o saudoso saxofonista, clarinetista, compositor e arranjador Paulo Moura. Além dos shows, rolou palestra com o músico Henrique Cazes e o escritor Sérgio Cabral, com mediação de Ricardo Cravo Alvim e direito à autógrafos nas obras de autoria dos palestrantes.

Ah, mas Paraty é uma cidade turística! Sim. E é justamente a sua agenda de eventos/atividades culturais que atrai turistas durante o ano todo. Ou será que a cidade contabilizaria o mesmo número de turistas anualmente sem seu calendário turístico repleto de atrações culturais de fato e shows de excelentíssima qualidade?




Uma outra cidade do Rio de Janeiro que descobriu e investiu no Choro como uma das opções culturais de seu calendário de eventos/atividades culturais foi Valença. Além de rodas e apresentação de grupos de choro a cidade promove festivais, cursos e oficinas sobre esse gênero musical genuinamente brasileiro. E deu certíssimo.


Essas cidades podem até realizar algum evento onde role funk, forró, sertanejo, axé e pagode. Mas os gestores culturais desses municípios sabem trabalhar e divulgar a Cultura com respeito, seriedade e competência. Conhecimento de causa. A Cultura, a cidade, a população e os turistas agradecem.





Curiosidade


De acordo com o IBGE (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default2.php), Parati tem uma população de 37.533 pessoas e 40.57 habitantes por Km2. Valença tem 71.842 e 55.05 habitantes por Km2. E Resende tem 119.769 pessoas e 109.35 habitantes por Km2. Simples curiosidade...


Fonte: Agenda do Samba & do Choro

Nenhum comentário: