sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FIM DE SEMANA NA TV

Almanaque Brasil mostra a evolução das casas brasileiras



Quem casa, quer casa! O Almanaque Brasil desta semana reprisa o especial sobre as casas brasileiras. O programa busca no Brasil Colonial as evoluções de moradia, mostrando os alpendres, as choças, os sobrados. Enfim, as influências culturais da casa brasileira. Esta edição traz também um papo com a escritora russa Tatiana Belinky, que chegou com a família ao Brasil aos dez anos de idade. Com muitas obras voltadas para o público infanto-juvenil, Tatiana ganhou o prêmio Jubuti, em 1989. Como não poderia faltar, o Almanaquias, personagem de Robson Nunes, entra em cena com as efemérides, curiosidades e suas pérolas. Na TV Brasil, neste sábado, dia 19, às 19 horas.






Monarco e Noca da Portela


O Musicograma deste sábado, às 21h30, relembra os momentos mais marcantes de Monarco e Noca da Portela, dois ícones da tradicional escola de samba carioca. Nascido em 1933, Hildemar Diniz, o Monarco, conheceu a Portela aos dez anos de idade, quando morava no bairro Oswaldo Cruz. A partir da década de cinquenta, passaria a integrar a ala de compositores da Portela, tornando-se um dos integrantes mais queridos da escola. Já Noca da Portela, apesar de pertencer à mesma geração que Monarco, só entraria para a azul-e-branca em 1967, a convite de Paulinho da Viola. Antes disso, o autor de tantos sambas-enredo havia atuado nos Unidos do Catete e nos Unidos do Tuiti. Sábado, 21h30, na TV Brasil. Reapresentação: segunda, 00h30



Belo Monte


O professor de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB), Henrique Leite Chaves, fala sobre a Hidrelétrica de Belo Monte. Na TV Senado, sábado, 19 horas.



Ancelmo Gois entrevista Silvio Tendler no De Lá Pra Cá



A renúncia de Jânio


Reprise do programa de segunda-feira, dia 14.


Jânio Quadros foi o último presidente eleito antes do regime militar de 1964 e governou o país durante sete meses, de 31 de janeiro de 1961 a 25 de agosto de 1961, data em que renunciou. Os 50 anos da renúncia são relembrados no De Lá pra Cá deste domingo (20). No programa, o cineasta Silvio Tendler analisa o governo do 22° presidente brasileiro. Já o jornalista Augusto Nunes, escritor de um romance, ainda não lançado, baseado no trajetória política e na biografia de Jânio Quadros, revela histórias inéditas. Fatos polêmicos sobre os casos de corrupção durante o governo de Jânio. Participam ainda desta edição os jornalistas Murilo Melo Filho e a cientista política Maria Celina D’Araujo. Domingo, dia 20, às 19 horas, na TV Brasil.

Nenhum comentário: