O potencial do Brasil para o estabelecimento de grandes empresas e, em especial, as vantagens oferecidas por São Paulo, são destacados nesta quinta-feira em uma longa reportagem do jornal britânico The Times, parte de uma série que apresenta as principais cidades do mundo para se fazer negócios.
Já foram incluídas na série Madri, na Espanha; Varsóvia, na Polônia; Reykjavik, na Islândia e Budapeste, na Hungria.
Depois de relatar o sucesso da experiência do banco HSBC no Brasil, "a companhia britânica com a maior operação" no país, a reportagem do Times alerta os empresários para algumas peculiaridades do Brasil para negócios.
"Há alguns truques para se fazer bons negócios no Brasil, tais como desenvolver um gosto por cafezinho."
Segundo o jornal, Francisco Itzaina, que está à frente da Rolls-Royce no Brasil, disse que "se você assina um contrato e alguma coisa dá errado, em algumas partes do mundo ocidental os advogados começam a trabalhar. No Brasil, os homens de negócios se reúnem e formulam a solução mais pragmática. Aqui, dar murro na mesa não funciona. Uma boa conversa no café vai muito mais longe".
Os paulistanos estão cientes das dificuldades de se investir no Brasil, diz a reportagem do Times. "Os processos legislativo e judiciário são dolorosamente lentos. Leva cerca de 180 dias para se estabelecer uma empresa em São Paulo e anos para fechar. Questões fiscais podem ser complexas com mais de 50 impostos para empresas só em São Paulo. Muito menos gente fala inglês do que, por exemplo, na Índia", diz o jornal.
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