sábado, 1 de dezembro de 2007

DICAS PRÁTICAS


*1. Tampe suas panelas enquanto cozinha
*Parece óbvio, não é? E é mesmo!Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
*2. Use uma garrafa térmica com água gelada
*Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã.Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira todavez que alguém quiser beber um copo de água.
*3. Aprenda a cozinhar em panela de pressão
*Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe, etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
*4. Cozinhe com fogo mínimo
*Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta,por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto,você vai é queimar sua comida.
*5. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
*Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...


*6. Celular
* Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente nos postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias.
*7.Compre um ventilador de teto
*Nem sempre faz calor suficiente para ligar o ar condicionado.Na maioria das vezes um ventilador de teto basta para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia.
*8. Use somente pilhas e baterias recarregáveis
*É certo que são caras, mas a médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
*9. Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado
*Um ar condicionado sujo representa, por ano, 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera.
*10.Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
*Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.



ECONOMIZAR ENERGIA E PROTEGER O PLANETA:
Cada um tem que fazer sua parte ...




Nenhum comentário: