quarta-feira, 15 de agosto de 2007

VERDADE SOBRE A CAMISINHA

As propagandas a favor da camisinha parecem as histórias de Papai Noel e do Coelho da Páscoa. Os Governos fazem distribuições de camisinhas em festas de carnaval e bailes públicos, tornando-as um mero acessório.

É claro que a camisinha é importante para prevenção de muitos fatores como:
1) Gravidez indesejada
2) Algumas DST´s
3) Auxilia na resposta da ejaculação precoce.
Mas dizer frases do tipo "faça sexo seguro, use camisinha" é um erro! A camisinha é um fator de proteção, mas não é tudo. A maior proteção para as DSTs e AIDS é a seleção de parceiros(as) e, mesmo assim, pode estar equivocada.



AIDS não tem cara, qualquer um pode ter. Um cara forte e belo ou uma mulher atraente podem estar com o vírus, serem portadores, passarem para todos e não sofrerem com o vírus. Além do mais, para saber se há contaminação ou não, são necessários 3 meses de abstinência sexual entre as relações sexuais. Traduzindo: você teria uma relação sexual, ficaria 3 meses sem ter outra, faria o teste e somente então teria certeza de estar contaminado ou não. Por que tudo isso? Simples. Porque o vírus fica sem aparecer em exames por 3 meses.
Quer se proteger da AIDS ? Só existe uma maneira. Não faça sexo! Atualmente sexo é risco. A única postura que podemos ter é reduzir os riscos, reduzir a promiscuidade, ser fiel a um parceiro(a), não usar drogas injetáveis com seringas compartilhadas e, mesmo assim, ainda estaremos sujeitos a contaminação. Basta um acidente de trânsito e um sangue doado de forma equivocada para se pegar o vírus.....

É como se dissessem: "- Está de camisinha? então fique tranqüilo, você não corre riscos". É claro que corre riscos sim! O ato sexual não é somente o pênis dentro da vagina ou do ânus, pois envolve muitos outros fatores como troca de secreções ( sexo oral, beijos), arranhões, carícias intimas e outros pequenos acidentes ou lacerações, principalmente por quem gosta de uma prática sexual mais "forte".

Qualquer situação pode ser uma via de transmissão, não somente o pênis ejaculando. Costumo observar que as prostitutas ou até mesmo as meninas fazem sexo oral e somente na hora de penetrar usam a camisinha. Um erro! Sexo oral pode transmitir o vírus. O certo seria fazer sexo oral com proteção o tempo todo e não somente na hora de penetrar.



Portanto, tome muito cuidado, mesmo de camisinha. Não acredite que está 100% seguro se estiver usando uma. Você está simplesmente diminuindo a probabilidade de contaminação, que é bem diferente de dizer que você está evitando ser contaminado.

Não acredite em tudo que se coloca na mídia, lembre-se que por trás de tudo isso existem indústrias e que os governos ganham dinheiro com isso. Eles querem vender os seus produtos como única forma de estar seguro. Lembre-se que a camisinha é um produto. Tenha consciência. Use camisinha sim, em todas as relações. Se com ela você corre riscos, imagine sem ela. Mas não seja promíscuo em sua vida sexual e faça sexo com consciência, que é bem diferente de fazer sexo seguro.


Não existe sexo seguro hoje em dia! Não deixe de viver sua vida sexual por isso também, apenas conscientize-se, leia, estude, procure se informar. Infelizmente hoje em dia não podemos ter uma vida sexual "livre". Somos obrigados a abandonar algumas práticas perigosas a nossa vida, principalmente se não temos um parceiro ou parceira fixa.



Por Prof. Charles Rojtenberg
Pós-graduado e Mestre em Sexologia -UGF-RJ
Professor da ULBRA e das Faculdades OBJETIVO - Manaus


Um comentário:

Unknown disse...

Sem querer acabei sendo um dos últimos a entrevistar Joel Silveira, O maior Repórter do Brasil, pouco menos de um mês antes de sua morte. A entrevista está publicado, inclusive com áudio, no meu blog: www.dtdnews.blogspot.com
Confere lá!