quarta-feira, 24 de outubro de 2007

TROPA DE ELITE - JOVENS SEM NOÇÃO....

por Nice Pinheiro
TERÇA-FEIRA - CINEMA DO SHOPPING RESENDE - 21H15

Finalmente consigo ir ao cinema para assitir ao tão comentado "Tropa de Elite" após resistir bravamente à tentação de uma cópia pirata em meu DVD. Eu e meu amigo compramos nossa pipoca e nosso guaraná e aguardamos pacientemente para entrar. Chegado o momento, escolhemos nosso lugar e nos acomodamos. As pessoas vão entrando e se acomodando. As luzes se apagam. Começa o filme. Silêncio. Aos quinze ou vinte minutos de exibição, cerca de 20 jovens entram na sala de projeção. Acomodam-se em uma fileira inteira, alguns no chão, entre uma fileira e outra - apesar de muitos lugares vazios - e ficam a conversar em tom de voz normal, como se não estivesse "rolando" um filme ali.



Me senti incomodada. Eu, meu amigo e quem mais estava na sala com a intenção de assistir a fita. Cheguei a fazer "psiu" uma vez. Outros também fizeram. Não adiantou. Os sem noção continuaram conversando, rindo, como se estivessem num bar. Contei até dez, respirei fundo e me concentrei no filme. Na cena em que o Capitão Nascimento esfrega o rosto de um rapaz no corpo de outro, todo ensanguentado, e pergunta insistentemente quem o matou, os sem noção riram. Quando o rapaz respondeu "foram vocês" e o capitão Nacimento gritou "NÃO, FOI VOCÊ QUE MATOU ELE, FOI VOCÊ!", os sem noção continuaram rindo. Seriam eles também responsáveis por outras mortes causadas pelo mesmo motivo? A julgar pelo comportamento naquele momento, minha resposta, e a de todos que estavam ali, seria sim!


O que mais gostei no filme foi exatamente a abordagem direta e enfática sobre os filhinhos de papai que usam drogas e até mesmo traficam, sendo responsáveis diretos por toda esta violência. São estes jovens de classe média e alta, bem como muitos adultos mal resolvidos e infelizes, que financiam o tráfico de drogas. São eles os financiadores do tráfico de drogas e de armas. São eles que pagam. Pagam para matar pessoas inocentes. Quando um deles morre, vão para as ruas pedir paz, como se tivessem moral para isso. Saem em passeata pela vida quando eles próprios pagaram pela sua morte! Quanta hipocrisia!



Quanto ao que acontece nos "bastidores" da Polícia Militar, onde está a novidade? Apenas mostraram que a sujeira é bem maior do que acreditávamos. Claro que existem policiais honestos e competentes.
O BOPE passou a ser idolatrado por muitos após a exibição do filme de
José Padilha. A maioria pensa: por que não aumentar o efetivo do BOPE e deixar que eles façam o serviço? Violência gera violência. Consumo de drogas gera grana para o tráfico. O tráfico gera mais viciados e mais mortes. Então, o que fazer? Bem Marta Suplicy daria a resposta que talvez seja a mesma dos que financiam esta situação toda...

Para os que financiam o tráfico de drogas e de armas, comprando ou vendendo essas porcarias, aí vai um lembrete:




TROPA DE ELITE, OSSO DURO DE ROER
PEGA UM, PEGA GERAL
TAMBÉM VAI PEGAR VOCÊ!

Um comentário:

Anônimo disse...

Jô Poetisa

Nice, sinto muito por ti e por seu amigo.

Em seu lugar, acredito que sairia da sala, porque as pessoas perderam o respeito e o amor à vida.

A educação não existe mais, e comportamento aprendi em casa,não é a escola que ensina, entendo que já nascemos com essa essência. É obrigação e dever fundamental dos pais fazer prevalecer isso.

Sei que a sociedade exige cada vez mais de nós, mas nem por isso, precisamos deixar de lado o que é direito dos filhos.

Educar uma criança, é complicado, é um relacionamento, compromisso, doação, e não perverção.

E também é culpa dessa tal "globalização", que no meu entender (que é pouco) é a "perdição" total do ser humano.

O pior de tudo, é que a grande maioria precisa provar para o meio em que vive, que é ótimo, que sabe das últimas tendências, já viu, mesmo que virtualmente, o carro do futuro, e por ai vai...

O que dói mais, é saber que as pessoas que não tem coração justo, amor, e caráter, vão descobrir que o caminho é sem volta depois que estiverem no fundo do poço, e que "aqueles" amigos, acabam jogando terra por cima.

Como diz a música: "Tô nem aí, os seus problemas eu não quero ouvir." Luka

Enquanto tudo está certo, mesmo estando errado, todos são amigos, mas quando tudo que realmente é certo, der errado, todos são inimigos.

É miga, que situação.

Nossa sociedade está falida desde sempre.

Por isso quase não acompanho determinadas notícias, estamos alienados demais, o que apenas deveria acontecer é estármos antenados.

É informação demais para nossos neurônios, e uma vez destruídos, jamais serão os mesmos.

Para quem é centrado, determinado, pé no chão, todos estes males pouco atingem.

Mas para quem é frustrado desde criança, aquele que sempre quis ser o xodó do papai ou da mamãe, que quis todas as mulheres possíveis e imagináveis aos seus pés, e até conseguiu e hoje está sozinho, quis aquele carro igual do irmão ou do vizinho e não teve, e etc e tal...

Pode ter certeza, se não conseguiu nada até hoje, muitos devem fazer parte das pessoas mortas no filme, ou devem ser da polícia.

Acredito eu que tudo de ruim que vemos, de certa forma é culpa do passado, que jamais morre dentro de nós...

Sempre é muito fácil culpar os outros. Sempre somos as vítimas.

Mais uma vez, como diz a música: "Você culpa seus pais por tudo..." Renato Russo

De verdade, isso é um "absurdo".

Nosso país é MARAVILHOSO, belezas mil, tudo que se planta, dá.

No entanto, e enquanto o povo não levar a sério o que é a vida, e o ser humano, jamais existirá um denominador comum.

Só a fé, o amor, a inteligência, a educação, o comportamento, o caráter e a dignidade, poderão fazer do nosso País, o melhor do mundo!

E também poder transformar o mundo que existe dentro de nós, e através dele, aprimorar tudo que está fora, a semente nós plantamos.

Assim sendo, estamos infelizmente colhendo o que foi plantado errado, mas ainda dá tempo...

Não adianta buscar os culpados, porque assim nada melhora, e o próximo culpado, seremos você, eu e nós...

Beijo doce na alma!