quarta-feira, 28 de março de 2012

SERVATIS: CONVÊNIOS PARA REFLORESTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTO DE BAIRROS VIZINHOS

A Servatis vai assinar nesta quinta-feira, dia 29, às 11h30, dois convênios ambientais com a prefeitura de Resende. Um deles prevê o uso da Estação de Tratamento de Efluentes da empresa para o tratamento do esgoto de 3,5 mil moradores dos bairros Campo Belo, Fazenda da Barra II e Parque Embaixador, vizinhos a sua fábrica em Resende. O outro convênio, realizado por intermédio da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), prevê o plantio de cerca de 30 mil mudas de espécies da Mata Atlânticas numa área de 90 mil m², com o objetivo de recuperar a mata ciliar às margens do Rio Pirapetinga.


Essas iniciativas, somadas a outras ações que estão em andamento na empresa, como a construção de uma estação de alevinos com objetivo de repovoar o Rio Paraíba, integrarão um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que está sendo formalizado junto aos órgãos ambientais, em especial o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), e o Ministério Público. Paralela a assinatura do evento, é aguardada a presença do vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, que estará na região para conhecer a unidade da Servatis, que recebe o Parque Biotecnológico da Vida, projeto do Governo do Estado, desenvolvido por meio da liderança do Instituto Vital Brasil (IVB).


Também estão previstas as vindas dos Secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, de Ambiente, Carlos Minc, e da presidente do INEA, Marilene Ramos, além do prefeito de Resende, José Rechuan e do presidente da AMAR, Paulo Fontanezzi. Os investimentos que serão formalizados pela empresa, somado as iniciativas já em andamento que farão parte do TAC, e a possibilidade de convênio com o Governo do Estado para que a empresa abrigue um Parque Biotecnológico da Vida mostram o compromisso da nova direção da empresa, que tem como prioridade o Meio Ambiente.


ETE vai beneficiar 3,5 mil moradores

Com a utilização da Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE) Servatis, o município deixará de despejar cerca de 12 milhões de litros de esgoto por mês sem tratamento no Meio Ambiente. A obra de ligação da rede de esgoto do Campo Belo, Fazenda da Barra II e Parque Embaixador até a ETE da Servatis, já foi concluída em parceria com a Concessionária Água das Agulhas Negras. A iniciativa vai cessar a poluição de uma lagoa no Polo Industrial, e dar mais um salto na despoluição do Rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul, que já não recebe mais esgoto dos bairros Fazenda da Barra I, Jardim do Sol e Jardim Esperança.


Parque Tecnológico da Vida

A Servatis assinou em fevereiro um acordo com o Instituto Vital Brasil para a reserva de uma área de 157 mil m² que abrigará a instalação do primeiro Parque Biotecnológico do Interior do Estado do Rio de Janeiro, o Parque Tecnológico da Vida, um projeto oficial do Governo do Estado e que tem a missão de dinamizar o desenvolvimento tecnológico e industrial da biotecnologia no Rio de Janeiro. Será o elo entre as diversas áreas de conhecimento científico, como as universidades, institutos e pesquisadores e o setor produtivo. Serão muitas empresas, grande volume de investimentos e de novos empregos gerados.


Recuperação de Mata ciliar

O convênio a ser assinado entre a Servatis e a Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) tem por objetivo plantar um total de 30 mil mudas de espécies nativas da mata atlântica, numa área 90 mil m². Além da absorção de CO² - gás de efeito estufa e a execução de projeto de educação/conscientização ambiental com o poder público e com a comunidade, a iniciativa traz outros benefícios: proteção de recursos hídricos contra erosão e prevenção de enchentes; criação de habitat para fauna e flora; contribuição com as metas do Município de Resende e do Estado do Rio de Janeiro de recomposição florestal do bioma Mata Atlântica. O Projeto tem o tempo de duração estimado em três anos e vai gerar emprego e renda em suas diferentes etapas”.

Informações: Assessoria de Imprensa - Alexandre Campbell/Gustavo Henrique de Souza



Nenhum comentário: