Acenando com a adoção de novas medidas de restrição ao crédito, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, mandou um recado aos consumidores: posterguem seus gastos e aproveitem a alta de juros para poupar.
"Se quiser adiar o consumo, moderar o consumo presente para consumir mais à frente, este é o momento de fazê-lo, pois o rendimento das aplicações financeiras está em elevação, em função da política monetária", disse Tombini, que participou de audiência pública de várias comissões do Congresso Nacional. "Também é um aspecto importante não só olhar o sistema financeiro apenas pelo lado do crédito, mas também como oportunidade de investimento financeiro, em particular em um momento em que a remuneração dos investimentos se eleva", acrescentou o presidente do BC, destacando que o processo crescente de bancarização dos brasileiros aumenta a eficácia da política monetária.
Ao sugerir o aumento na poupança dos brasileiros, Tombini tenta estimular um dos mecanismos importantes de impacto da política monetária sobre a atividade econômica e a inflação.
Além desse efeito de substituição de consumo por poupança, a teoria econômica define que a alta de juros também afeta a economia pelos canais do crédito (já que os financiamentos ficam mais caros) e das expectativas do setor privado (que vê o BC atuando e, com isso, fica menos disposto a fazer remarcações incompatíveis com meta).
Vamos engordar os porquinhos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário