sábado, 5 de março de 2011

DOCUMENTÁRIO INVESTIGA RAÍZES DO CARNAVAL PELO OLHAR DE ÍCONES DO SAMBA

De sábado (5) a terça (8) de carnaval, às 22h, a TV Brasil apresenta quatro episódios do documentário Nos Braços da Batucada. O especial é um desfile pela história da grande festa que toma conta das ruas brasileiras, retornando ao passado para conhecer suas principais raízes. São filmes, gravações e depoimentos de sambistas, historiadores e músicos que acompanharam de perto muitos carnavais. Assim, a produção retrata um Rio de Janeiro e uma São Paulo desconhecidos por muitos, sem deixar de evocar o presente e os novos desafios.




O episódio Encontro de Gerações será exibido no sábado e traz diversos ícones do samba carioca, relatando como ocorreu a revitalização do movimento. A velha e a nova guarda relembram o cenário cultural da Lapa durante esse momento histórico da música brasileira e contam como se deu a passagem. No elenco estão Teresa Cristina e Grupo Semente, Eduardo Galloti, João Pimentel, Lefê e Wilson Moreira.




Já no domingo, Nos Braços da Batucada abre espaço para Em Cima da Hora. O episódio trata da história desta tradicional escola que tem alguns dos mais belos sambas-enredo de todos os tempos. O fio condutor do documentário é o desfile do carnaval de 2006, que deu o título do grupo de acesso para a Em Cima da Hora. Através de depoimentos de Carlinhos de Jesus e Sérgio Cabral, dois expoentes do mundo do samba, o programa mostra a realidade de quem já viveu momentos de glória e hoje enfrenta as dificuldades do grupo de acesso.



A evolução do Samba Enredo e a importância de nomes como Silas de Oliveira e Beto Sem Braço são os destaques do episódio da segunda-feira (7). A série acompanha todo o processo da escolha de um samba enredo no Império Serrano; desde a seleção do tema, passando pelas primeiras reuniões dos compositores, até à decisão final na quadra. Seu Jorge, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara e Jack Vasconcelos mostram como um desfile é construído.



Na terça-feira (8), o tema é o Samba São Paulo, com grandes nomes como Adoniram Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme e os Demônios da Garoa. Carlinhos Vergueiro, Cristina Buarque e Oswaldinho da Cuíca conduzem a equipe pelos bairros freqüentados pelos sambistas paulistas, comentando as dificuldades enfrentadas pelas escolas até a metade do século passado. Além disso, o grupo conversa sobre os movimentos, como o Samba da Vela, que surgem na cidade revelando novos talentos.


De sábado à terça, às 22 horas, na TV Brasil.

Nenhum comentário: